Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dez Tecnologias Mais Promissoras no Momento

15 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O Conselho do Fórum Econômico Mundial da Agenda Global de Tecnologias Emergentes identificou as principais tendências tecnológicas consideradas promissoras para auxiliar o desenvolvimento sustentável, numa apresentação feita por David King, que é o seu atual chairman. Os desafios atuais necessitam de novas tecnologias para superá-los, e foram os considerados mais promissores.

O primeiro listado são os novos veículos elétricos sem fios, que estão sendo experimentados na Coreia, que são alimentados em movimento. Na próxima geração destes carros elétricos, estes veículos receberão a energia de um campo magnético instalado nas estradas. Terão também baterias que serão utilizadas quando os veículos estiverem fora das áreas de alimentação, que terão um quinto da capacidade de um carro elétrico padrão, e terão uma eficiência de transmissão de mais de 80%.

500px-World_Economic_Forum_logo_svg

A segunda tecnologia listada é a da impressão em 3D de estruturas sólidas que estiverem num arquivo de um computador digital. Permitirão cópias a partir de plásticos, ligas metálicas e outros materiais.

A terceira seria a criação de materiais que, como organismos vivos, tenham capacidade de reparar os danos físicos, ainda que estruturalmente não sejam vivos e sem a intervenção humana.

Listaram como a quarta, a tecnologia que permita superar as limitações de água, com a transformação eficiente energicamente de águas salgadas que são abundantes.

A quinta seria a transformação do CO2 indesejáveis em produtos vendáveis, Uma possibilidade seria a utilização de bactérias fotossintéticas para transformar em produtos químicos com baixos custos.

A sexta seria a nutrição melhorada para a saúde a nível molecular, para solucionar o problema da fome, bem como melhoria da dieta, proporcionando solubilidade, sabor, textura e características nutricionais.

A sétima seria o sensoriamento remoto que permitam o monitoramento contínuo dos corpos humanos, tanto nos seus desequilíbrios que seriam corrigidos imediatamente.

A oitava seriam medicamentos que seriam entregues especificamente na área que teriam que ser reparadas, com o uso de nanopartículas.

A nona seria eletrônica orgânica e fotovoltaica que substituiriam os semicondutores atuais com base no silício, com custos mais baixos.

E a décima listada seria a quarta geração de reatores nucleares com a total reciclagem dos resíduos, que seriam eliminados.

Ainda que esta lista tenha sido elaborada por um Conselho, sempre poderá haver opiniões diferentes, dependendo do ponto de vista das pessoas que estejam envolvidas em diversas especialidades, por mais que se pretenda ser o mais equilibrado possível. De qualquer forma, seria uma lista útil para que os conhecimentos dos diversos itens sejam aprofundados, considerando todas as possibilidades de suas aplicações, ao atual nível de conhecimento tecnológico de 2013.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: