Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Compreensão dos Dados da Economia Brasileira

1 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Fica extremamente difícil para um veterano economista entender como um nível expressivo de crescimento persistente do emprego e do salário médio real de uma economia como a brasileira, por um longo período, seja compatível com um crescimento modestíssimo no PIB. Ainda que a importação esteja se elevando e que haja um pouco de pressão inflacionária. Ninguém discute que uma formidável melhoria na distribuição de renda esteja ocorrendo, tanto em termos pessoais como regionais, com impactos apreciáveis em toda a economia.

Para quem trabalhou para compreender todas as metodologias utilizadas no Brasil, bem como em outros países, acaba desconfiando que parte desta incompatibilidade possa decorrer de algumas de suas dificuldades, notadamente quando as mudanças na economia são expressivas, afetando os coeficientes que podem ser utilizados dentro das melhores técnicas. Elas ficam defasadas, nem sempre sendo capazes de expressar uma realidade com fortes mudanças.

Mapa-do-Brasil-colorido

Muitos dos coeficientes utilizados nas estatísticas são decorrentes de censos, que acabam ficando atrasados, e nem sempre contam com uma cobertura adequada. Existem pesquisas como as de domicílios que procuram atualizar algumas informações, mas também são baseadas em amostras elaboradas a partir dos censos. Quando existem fortes mudanças na distribuição de renda pessoal como regional, ocorrem fenômenos que não conseguem ser adequadamente captados.

Por exemplo, tudo indica que as periferias das grandes cidades estão melhorando, com os que pertenciam às classes mais modestas elevando o seu padrão de vida, e ampliando-se por novas áreas. Nem sempre acabam sendo adequadamente captados.

As mudanças regionais estão se mostrando expressivas, com novas fronteiras agrícolas, com o interior melhorando com relação ao litoral, com o nordeste se recuperando com relação ao sul-sudeste, inclusive com a reversão do processo migratório.

As grandes concentrações industriais como a do Estado de São Paulo, se espalharam na sua localização por outros Estados, não somente nas atividades agroindustriais como nos de mineração e extração petrolíferas. Algumas estão sendo acompanhadas estatisticamente, mas muitas das atividades comerciais e terciárias que lhes dão suporte dificilmente estão fornecendo todos os dados, que sempre são sonegados.

As correções destas imperfeições são sempre difíceis, pois acabam exigindo hipóteses de projeções futuras, quando os dados do passado estão se modificando estruturalmente. Não parecem existir pesquisas qualitativas confiáveis que possam ser utilizadas pelos que estão encarregados de levantar os dados, como os que colaboram com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os organismos regionais de estatística, tanto os estaduais como os municipais, tendem a considerar estes serviços pouco prioritários, salvo quando determinantes para as distribuições de recursos, como os fundos de participação. Mas, neste caso, são os dados demográficos os mais relevantes, sendo que os econômicos acabam sendo mais úteis quando subestimados.

Estes problemas ocorrem em muitos países, e é comum encontrar estudiosos chineses que alegam não confiar nas suas estatísticas oficiais. E os dos organismos internacionais estão baseados nos que são fornecidos pelos diversos países, e principalmente no mundo emergente, eles estão se alterando estruturalmente.

Com tudo isto, só se pode afirmar que as grandes tendências possam ser consideradas, mas os dados não apresentam as precisões que muitos analistas desejariam e atribuem. Quando existem interesses envolvidos nos mesmos, inclusive para as disputas políticas, o quadro acaba ficando mais complexo.

No segmento financeiro, por exemplo, alguns operadores desejam ganhar sem risco. Ainda que todos saibam que o câmbio flutuante flutua, eles gostariam que só subissem ou descessem o que lhes proporcionariam ganhos certos. Uma parte dos lucros decorre dos riscos que são assumidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: