Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sebrae Destaca a Continuidade de Empreendimento no Japão

25 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Turismo, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Como é grande o número de empreendimentos pequenos e médios no Brasil que tem uma vida relativamente curta, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas publicou no suplemento Estadão PME uma informação sobre o mais antigo hotel do mundo mantido na mesma família por 46 gerações no Japão. Com 1.295 anos, trata-se do Hoshi Ryokan, que é um hotel típico japonês das regiões termais daquele país, cuja diária para um casal custa US$ 580, compreendendo um lauto jantar com muitas especialidades locais, acomodação japonesa para um casal, bem como um estupendo café da manhã. Além do uso de todas as facilidades de suas instalações.

Está localizado em Komatsu, na região de Ishikawa, onde japoneses e estrangeiros costumam descansar nas termas relaxantes do estabelecimento. Destaca a notícia que o mundo era totalmente diferente na época de sua instalação, no ano de 718, pois o Império Romano dominava a cultura ocidental, a invasão árabe pela Europa e Índia estava no seu ápice, e o profeta Maomé ainda vivia. Diversas reformas foram efetuadas ao longo do tempo, mas se mantém o seu básico, contando hoje com 100 suítes do tipo japonês, onde os hóspedes descansam com o hakata, uma espécie informal e caseira do kimono, utiliza-se o tatami onde são tomadas as refeições servidas por uma auxiliar que mantém uma conversa com os hóspedes, explicando os muitos pratos que compõem as refeições. Depois do jantar, montam-se os acolchoados para um sono reparador.

61092hotel_reproducao_300

6108961090

Hōshi Ryokan foi inaugurado em 718 e oferece banhos termais, entre outras atrações

Como a maioria dos ryokans de onsen, ou seja, hotéis japoneses das regiões termais, eles possuem várias instalações onde os hóspedes podem se deliciar com banhos termais, tomando o cuidado de se lavar adequadamente antes das imersões. Eles informam que contam com dois mistos, como é usual nos mais tradicionais, além outro exclusivamente para homens e outro para mulheres.

Estes locais costumam contar com detalhes ricos de decorações nos seus corredores com peças artísticas antigas havendo, normalmente uma loja para a aquisição de presentes típicos da região, com os quais os viajantes costumam levar para seus parentes e amigos.

Estas construções costumam tirar o máximo partido das vistas locais, com uma arquitetura que contribuir para a total apreciação da relação interior/exterior, com delicados jardins japoneses. Ainda que em inglês, podem-se obter informações adicionais pelo:

http://www.ho-shi.co.jp/jiten/Houshi_E/home.htm


2 Comentários para “Sebrae Destaca a Continuidade de Empreendimento no Japão”

  1. Juliana Gomes
    1  escreveu às 20:50 em 25 de fevereiro de 2013:

    De acordo com o “Guinness World Records”, o hotel mais antigo do mundo é o “Nisiyama Onsen Keiunkan”.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:54 em 25 de fevereiro de 2013:

    Cara Juliana Gomes,

    V. tem razão no que se refere à Guiness. A informação foi fornecida pela O Globo, mas acho que é da mesma época, e o inusitado parece ser pertencer à mesma família. Pessoalmente, não aprecio estdas rotulagens, como a de alguns guias de gastronomia, pois acho difícil de precisar as informações de forma absoluta.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: