Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sempre Existem Trabalhos Para Servir a Comunidade

11 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

 

Por: Paulo Yokota Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, WebTown Tags:

Muitas pessoas se sentem aposentadas, deixando de usar a sua experiência para servir à comunidade, realizando-se pessoalmente com estes trabalhos. Um artigo escrito por Kris Kosaka para o The Japan Times cita o bom exemplo de um novaiorquino Ken Hartmann em Sapporo, no frio norte do Japão, em Hokkaido. Hoje com 71 anos, ele chegou a Sapporo 27 anos atrás, falando somente inglês, tendo se casado novamente com uma mulher local. Recomeçou a sua vida lecionando a sua língua, numa região onde os estrangeiros eram ainda uma raridade, mas com a idade acabou naturalmente sendo aposentado deste ensino.

Hoje, ele mantém um site chamado Hokkaido Insider, mantendo integrada a crescente comunidade de estrangeiros na região, prestando as mais variadas informações para os que se sentem isolados, ao mesmo tempo em que continua ajudando estudantes japoneses interessados nas suas orientações. Ele tinha uma empresa de consultoria de informática nos Estados Unidos, e resolveu reconstruir sua vida depois de um divórcio, contraindo novo matrimônio com uma senhora local.

clip_image001

Ken Hartmann. Foto: Arquivo Pessoal cedida ao Japan Times

Sapporo é uma cidade mais conhecida pelo seu Festival do Gelo, mas onde a pecuária japonesa encontra mais espaço para se viabilizar. Não é uma região de ativa atuação de grupos industriais, notadamente de estrangeiros. Mas, com uma forte contradição, contou antes da Segunda Guerra Mundial com um esforço de ocupação do governo japonês e tinha até um centro de agricultura tropical, de onde vieram imigrantes para a Amazônia brasileira, muitos deles que se transferiram para grandes metrópoles como São Paulo.

Ainda assim, Ken Hartmann encontrou no Hokkaido Insider uma forma de continuar a prestar a sua colaboração, acabando por contar também com algumas publicidades. Certamente, a sua longa experiência numa região onde se conta com poucos estrangeiros acabou acumulando informações que são úteis para os que chegaram mais recentemente, dentro deste mundo globalizado.

Hoje, sem os encargos de ensino sistemático que tinha no passado, ele conta com oportunidade de fazer o que gosta, exemplo que pode ser utilizado por muitos aposentados em qualquer país. Sempre existem trabalhos que podem mantê-los realizados, o que parece importante para a preservação do seu otimismo, até para evitar eventuais tendências à depressão, decorrente do avanço natural da idade.

Muitos trabalhos comunitários podem ser realizados não somente por idosos, mas por voluntários que são gratificados pelas ajudas que prestam para a comunidade. Não se trata de terapia ocupacional, mas muitos trabalhos voluntários acabam exigindo um treinamento sistemático para ser realmente útil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: