Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alguns Esportes Heroicos no Brasil

4 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O baseball foi introduzido pelos imigrantes japoneses no Brasil, apesar de originária nos Estados Unidos, onde continua sendo considerado um dos esportes profissionais mais prestigiados naquele país. Mas deixando de ser praticado predominantemente por seus descendentes, a seleção brasileira impressionou os japoneses em Fukuoka, na abertura do World Baseball Classic, o Campeonato Mundial de Baseball, que começou ganhando do Japão calando a sua torcida. A partida ficou empatada quase até o final, e o Japão só veio a derrotar os brasileiros na oitava entrada (inning), com a partida terminada por 5 a 3 na nova entrada, como noticiada nos grandes jornais japoneses, inclusive pelo Japan Times em inglês. A agência internacional AP – Associated Press distribuiu a notícia por todo o mundo.

Na minha infância em São Paulo, existia uma Federação Paulista de Baseball, Softball e Handeball, sendo que esta última também ganha destaque no mundo sem a participação de descendentes de imigrantes japoneses. O Softball mais praticado pelas equipes femininas no mundo, não conta com atividade expressiva entre as brasileiras. O Brasil se classificou derrotando o Panamá no Baseball, um país tradicional neste esporte. Dois países serão classificados nesta fase no Japão, estando na chave brasileira o Japão, a China e Cuba, sendo considerado o favorito o Japão. O Brasil também foi muito bem contra Cuba, mas foi derrotada por 5 x 2, ficando longe da próxima fase, mas já se considera surpreendente a sua participação.

clip_image001

O brasileiro Kesley Kondo durante partida contra o Japão em foto da  AP – Associeted Press)

Na realidade, ainda que o futebol seja considerado o esporte nacional, preparando-se para as Olimpíadas de 2016 acaba dando destaque a outros esportes profissionais como o voleibol e o basquetebol, como esportes coletivos. Em algumas versões femininas também há destaques, mas nem todas recebem o reconhecimento oficial e popular que merecem, como no caso do futebol, com muitas atletas precisando atuar em outros países.

A seleção brasileira de baseball conta com a colaboração do técnico norte-americano, Barry Larkin, que faz parte do Hall da Fama deste esporte nos Estados Unidos. Apesar dos brasileiros não ousarem vencer o Japão, considerado entre os favoritos mundiais, o seu espírito de luta onde nem todos os atletas são profissionais, impressionou os japoneses.

Todos os profissionais brasileiros atuam no exterior, pois esta modalidade esportiva não tem a versão profissional no Brasil. Os países da América Central e do Caribe possuem tradição neste esporte, com muitos astros atuando nos Estados Unidos. O resultado já alcançado deve orgulhar todos os aficionados brasileiros, que aguardam a possibilidade de derrotarem a China que não é considerada forte.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: