Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diversas Formas de Aproveitar a Florada das Cerejeiras

31 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Todos sabem que depois do longo e rigoroso inverno como deste ano, a chegada da primavera ainda com uma baixa temperatura é motivo de um regozijo contagiante, uma explosão de alegria. E a florada das cerejeiras, conhecidas pelos japoneses como sakura, que começam no sul, e tem um cronograma de sua marcha para o norte do Japão, é acompanhada com atenção pela população. Ela pode sofrer pequenas mudanças de dias com a evolução climática dependendo do ano, acompanhada por todos inclusive com a imprensa criando uma expectativa coletiva, o que já acontece também em outros países em que esta linda flor efêmera ressalta o espírito zen da transitoriedade da vida. Existem diversas variedades das cerejeiras, de cores e durações variadas, e as mais apreciadas são as rosas claras que são mais efêmeras. O evento popular que a festeja a sua chegada é o “hanami”, uma festa onde se come e bebe aos pés das cerejeiras apreciando a sua florada, com espaços disputados pelos grupos que se formam nos jardins mais conhecidos.

Existem os lugares onde a intensidade das cerejeiras é tradicional e que vem descrito no artigo publicado por uma equipe do The Japan Times. Alguns hotéis e restaurantes ficam em lugares privilegiados para a sua apreciação, atraindo multidões do mundo todo. Existem eventos que podem ser feito também em recintos mais reservados, com a gastronomia que marca a época. É algo indescritível, e lembro-me de quando morava no Japão e recebi a visita de meus velhos pais nesta época, imigrantes no Brasil, num destes locais especiais junto ao Palácio Imperial de Tokyo. Aos que ficaram anos longe do Japão e poucas são as oportunidades de reviver estas floradas, nota-se a alegria que transborda de suas almas. É reconfortante, renovador, algo que brota de suas essências como japoneses.

clip_image001cherry_blossomcherry_blossom_Cherry_Blossoms2

Os jornalistas do The Japan Times selecionaram alguns locais mais famosos pelas vistas que proporcionam das floradas das cerejeiras. Como no Innsyoutei em Tokyo, junto ao tradicional Parque Ueno, que tem mais que um século. Apesar de sua construção em madeira, proporciona uma visão ampla do conjunto famoso de cerejeiras, com uma arquitetura para tanto. No Japão, a sua arquitetura é famosa para combinar o ambiente interno com o externo, tirando o máximo proveito de uma visão que se aproxima da celestial, tão ansiosamente esperada.

Mencionam também Shoraian em Kyoto, onde poetas ressaltaram esta qualidade zen da florada das cerejeiras, com suas pétalas sendo levadas pelo rio Oigawa, conhecida desde a era Heian (794-1185), na localidade conhecida como Arashiyama. Minha lembrança pessoal desta época em Kyoto foi um almoço memorável com a minha esposa no famoso ryotei Kitcho (um restaurante de elevadíssimo padrão), considerado entre os melhores do Japão, na companhia do casal Johnny Saad, do grupo Bandeirantes, tendo ao fundo uma pequena cerejeira florida. Depois deste laudo e refinado kaiseki ryori, tivemos o privilégio de uma caminhada ao longo de fileiras de cerejeiras com sua florada. Mesmo que Kyoto fique ao sul de Tokyo, por uma questão de seu microclima, as cerejeiras apresentam a sua florada depois da atual Capital.

O artigo lista outras localidades, mas elas seriam infindáveis, com suas belezas especiais, pois sempre apresentam variedades diferenciadas dentro da paisagem muito bem cuidada dos famosos jardins japoneses, como elas estivessem competindo para apresentar aos visitantes as belezas mais marcantes. Ora são jardins, arredores de castelos ou templos, junto às margens de rios, e até cerejeiras isoladas que mostram que sozinhas já são suficientes para acalentar nossas almas.

Existem localidades em outros países, como em Washington, nos Estados Unidos, com conjuntos de cerejeiras que foram oferecidas pelo Japão. Apesar de suas belezas, acabam predominando as variedades mais frequentes no sul do Japão, que são mais resistentes e duradouras, apresentando outro tipo de clima. Mesmo no Brasil, já existem conjuntos respeitáveis, principalmente nas regiões de climas mais amenos, mas para os japoneses saudosistas, suas belezas acabam sendo diferenciadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: