Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Futebol de Robô para Interessar pela Engenharia

12 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Um interessante artigo foi publicado por Keiko Sugiyama no jornal de grande tiragem no Japão, o Asahi Shimbun. Um jogo de futebol de robô controlado por rádio está sendo oferecido como um kit de automontagem para estimular as crianças a desligarem as televisões e jogarem uma contra outra usando um computador. 16 crianças do ensino fundamental utilizaram ferramentas, parafusos e porcas para montar os jogadores de robô de plásticos, num centro para estímulo de várias vocações. Elas trabalhavam na montagem de placas para os robôs, que empurravam a bola com seus pés a fim de colocarem no gol.

Os robôs, como os humanos, tinham que determinar o ângulo para definir a trajetória da bola. Os robôs podiam driblar os adversários. Um menino de dez anos informava: “a parte mais interessante é a forma como posso fazer alterações para ajustar os chutes exatamente como quero”. A empresa IAI de Shimizu Ward, Shizuoka que tem uma indústria de brinquedos de plástico está muito ligada ao futebol do Japão.

clip_image001

                      Foto: Asahi Shimbun)

Os gestores da empresa adquiriram os direitos do nome do estádio do Shimizu S-Pulse, um clube da Liga Japonesa de Futebol. Os minirrobôs têm duas rodas e podem ser dirigidos por controle remoto. O presidente da empresa IAI, Toru Ishida, 66 anos, estava desconfortável com a forma como as crianças estavam gastando o seu tempo de lazer.

Ele pensou o que poderia ajudar no desenvolvimento das crianças das quais depende o futuro do Japão. Este minirrobôs permitem experimentações e jovens engenheiros também podem aprimorar as suas habilidades de trabalhos em equipes. Eles compartilham sentimentos e com interesse no processo de fabricação também desenvolvem a sua capacidade de pensar.

Inspirados neste exemplo, três outras empresas locais, a Kyoritsu Eletric, a Tokai Yozai e SUS Corp se associaram para a venda destes kits, bem como fornecendo ideias promocionais. O kit custa cerca de US$ 100, e a sua venda já está sendo realizada pela internet.

Um jovem construtor que participou do evento promocional, que estava interessado na competição, acabou se relacionando com novos amigos e encontrou um novo objetivo para seus trabalhos.

Um kit desta natureza certamente faria sucesso no mundo como no Brasil, onde existem muitos interessados em jogos de futebol, e onde as crianças necessitam de estímulos para desenvolver suas habilidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: