Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Atualização da Rica Culinária Brasileira

14 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , ,

Percorrendo o Brasil, nota-se que muitos restaurantes que se tornaram famosos em regiões do país acabam chegando a grandes centros como São Paulo. No entanto, nem todos conseguem a evolução que se conseguiu no famoso restaurante Mocotó, com o Chef Rodrigo Oliveira, que conseguiu dar uma leitura atualizada ao que era tradicional no sertão nordestino. Existem muitos do Ceará que se instalaram em São Paulo, até com sucesso, mas observam-se que ainda mantém somente o que é tradicional, não se ajustando as atualizações que se observam em todo o mundo, com a redução do uso do sal, das gorduras, dos açúcares, acrescentando com criatividade elementos mais saudáveis como frutas, legumes e vegetais, que contribuiriam para uma alimentação mais saudável, usando a rica base que possuem.

Observa-se que muitos restaurantes famosos da cozinha baiana, pernambucana, amazônica e cearense nem sempre conseguem manter-se por longo tempo com o seu sucesso tradicional. O pior são as péssimas adaptações que tentam o chamado fusion, incorporando elementos da cozinha estrangeira, como da Tailândia ou do Peru, sem que suas essências sejam realmente compreendidas e incorporadas. Até as chinesas e japonesas, apresentam distorções que os tornam inconvenientes para a saúde, com excessos de usos de sal e gorduras, por exemplo.

moco4mystiqueRESTAU~1

Rodrigo Oliveira, chef de cozinha do Restaurante Mocotó

É preciso entender que os que consomem estas culinárias ainda vivem em condições diferentes dos que habitam nas grandes metrópoles, mais sedentários, utilizando excessivamente automóveis, e ocupando pequenos apartamentos. As suas necessidades de sal, gordura e açúcar acabam sendo menores que as populações de Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e outras cidades, que contam com praias onde suas populações acabam fazendo mais exercícios físicos que nas grandes metrópoles.

Ainda assim, observa-se que a obesidade está se tornando um grande problema em todo o país, a uma velocidade alarmante, mostrando que muitos enfrentarão problemas de saúde com o avanço de suas idades. Até as crianças, adquirindo hábitos pouco saudáveis, com o consumo de junk food em frente das televisões aumentam seus problemas de saúde.

Há que se conscientizar que a população consome as boas culinárias regionais de todo o Brasil, mas suas porções como muitos dos ingredientes necessitam ser saudáveis, pois se alimentam para manter sua saúde e não para ampliarem suas dificuldades.

Além da consciência dos consumidores, os responsáveis por estes estabelecimentos necessitam ser inovadores, efetuando bons negócios que sejam bem aceitos pela população e por muitos que comentam a gastronomia, que estão sempre à procura de bons locais onde se possa apreciar uma culinária criativa, que também lembre as origens e a ampla biodiversidade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: