Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gigantesca Disputa Pela Sprint Nextel Norte-Americana

17 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Poucos empresários no mundo são tão ousados e agressivos como o jovem nipo-coreano Masayoshi Son, controlador do Grupo Softbank, importante operador de celulares no Japão, que tivemos o privilégio de conhecer quando visitou o Brasil há alguns anos. Ele já tinha assombrado o mercado mundial adquirindo parte importante da Yahoo, e agora tem uma oferta firme sobre 70% da Sprint Nextel nos Estados Unidos, uma operação que representa uma aquisição de US$ 20,1 bilhões, sobre a qual tem um acordo a ser efetivado em 1º de julho próximo. Mas noticia-se que o grupo norte-americano Dish Network está disposto a oferecer US$ 25,5 bilhões aos mesmos acionistas, segundo noticia publicado no site do jornal econômico japonês Nikkei.

O artigo aventa duas hipóteses: ou a Softbank acabará sendo obrigada a cobrir a oferta da Dish ou Masayoshi Son terá que convencer os acionistas envolvidos que a longo prazo a associação com o seu grupo proporcionará maiores vantagens no futuro, como parece ter destacado na declaração divulgada ao mercado após a notícia da nova oferta. Os valores envolvidos são astronômicos, mostrando as potencialidades que só podem ser avaliadas pelos especialistas, pois estão acima das atuais cotações.

desbloqueio-iphone-4s-ios-612-gevey-r-sim-5-softbank_MLB-O-3783528353_022013Dish-Network1

A Dish informa que sua oferta apresenta um prêmio de 13% sobre a da Softbank. A Softbank tem um histórico de extrema ousadia, e se tornou importante no mercado japonês quando adquiriu a Vodafone nos negócios dos celulares no Japão. A operação com a Yahoo, segundo o artigo, envolveu muitas dezenas de bilhões de dólares. Portanto, as cifras que estão sendo citadas não são astronômicas para os que estão envolvidos nestas operações relacionadas com o setor, mas o são para os simples operadores do mercado de ações.

Os ganhos que foram proporcionados no passado foram elevados e existem fundamentos que justificam as cifras com os seus históricos. Mas o mercado mundial, notadamente de ações nas bolsas de valores, atualmente apresentam condições que diferem com o do passado.

Para os que podem ser considerados exageradamente conservadores, estas operações são extremamente agressivas sobre potenciais que evidentemente devem existir, mas sempre são cercados de variadas incertezas e os riscos aparentam ser elevados.

O mundo virtual pode apresentar grandes surpresas, mas nos momentos de incertezas poucos erros podem fazer desmoronar grandes fortunas que só existem no papel, não correspondendo a ativos físicos que poderiam ser utilizados para outras finalidades.

Lamentavelmente, desde 2007 o mundo vem assistindo a fenômenos que mesmo os que apresentam garantias reais, como os imóveis, podem ser atingidos por volumes astronômicos de inadimplência que transformam em pó até garantias reais.


2 Comentários para “Gigantesca Disputa Pela Sprint Nextel Norte-Americana”

  1. Assis Araújo
    1  escreveu às 07:14 em 21 de abril de 2013:

    Bom dia, eu tenho uma pergunta a fazer para os Senhores, Esta negociação teria alguma relação com a Nextel controlada pela Nii Holdings?
    Muito Obrigado.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:49 em 22 de abril de 2013:

    Caro Assis Araújo,

    Lamento, mas não tenho esta informação. Trata-se da Sprint Nextel, que atua nos Estados Unidos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: