Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Impacto Cultural das Transformações no Sudeste Asiático

28 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O site do jornal O Globo publica um expressivo artigo elaborado por Claudia Sarmento sobre uma exposição que está ocorrendo em Yokohama, no seu Museu de Arte, com o título “Welcome to Jungle” com os trabalhos de 25 artistas do Sudeste Asiático, de países como Cingapura, Malásia, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Mianmar e Camboja. Nada mais justo, pois a região passa por um acelerado processo de transformação e os artistas procuram registrar a sua percepção do que está acontecendo, com a mudança do que tinham no passado, com a nova realidade que estão encarando.

O artigo informa que é em Cingapura, no seu Museu de Arte, é que se dispõe de um importante acervo que inclui fotos, vídeos, pinturas e escultura, mostrando que, além de sua importância econômica e política, também reúne o que dispõe de mais importante do ponto de vista cultural, ou seja, a maior coleção de arte contemporânea sobre a região. Ainda que se refira à selva, informa-se que o cenário é cada vez mais urbano, e os artistas procuram questionar o que está acontecendo, o preço da transição para a modernidade, servindo de inspiração para a nova geração.

fa20130411t3a-200x200imeldaw01w04

Muitos trabalhos de artistas filipinos mostram a paisagem caótica da cidade de Manila, como de Frank Callaghan, criado naquele país. Ou Steve Tirona, que faz uma sátira usando como modelo Imelda Marcos, símbolo da corrupção que ocorreu naquele país, famosa pela sua coleção de sapatos.

A maioria dos artistas que estão presentes na exposição, segundo o seu curador Khairuddin Hori, do Museu de Arte de Cingapura, apresenta críticas por um engajamento social, cultural e político, como é natural entre artistas que costumam representar a vanguarda de suas sociedades.

Massas de turistas estrangeiros desembarcam nestes países, provocando mudanças nos cenários florestais em que viviam. Mas suas raízes históricas ainda estão preservadas, como expressos nas esculturas de crianças com legendas muçulmanas, pois os mulçumanos são os majoritários em muitos destes países como na Indonésia e Malásia.

Ainda que a arte da região tenha influências ocidentais, suas temáticas estão no contexto regional, que possuem milênios de história, o que nem sempre é conhecido do resto do mundo, senão de forma exótica. O Guggenheim, de Nova Iorque, também inaugurou uma exposição idêntica sobre os trabalhos do Sudeste Asiático, mostrando que ocorre uma globalização também na cultura.

As visões dos artistas são duras sobre as transformações que estão ocorrendo, não sendo românticas. Um vídeo do cambojano Vandy Rattana mostra o cotidiano das áreas rurais do seu país, mas as crateras que estão expressas nos seus arrozais são produzidas pelas bombas que foram despejadas sobre o Vietnã, por exemplo.

Ainda que melhorias econômicas, políticas e sociais estejam ocorrendo nestes países emergentes, há que se reconhecer que os custos humanos e ecológicos não podem ser ignorados. Como também vem ocorrendo no resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: