Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Exageros dos Usos de Computadores e Celulares

18 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , ,

Um artigo publicado por Andrew Miller no site Health chama a atenção para o uso exagerado de computadores por pessoas de idade, baseado nos artigos publicados por Saori Takagi no seu site Navi Notícias. Ele sistematizou o assunto em alguns itens, sugerindo medidas para evitar os inconvenientes, ressaltando que muitos passaram a trabalhar à distância dos seus locais habituais de trabalho, por poderem fazê-los com o uso da internet. Começou por observar que: 1) risco de esofagite de refluxo pelo excesso de postura comprimindo o estômago que acaba provocando danos ao esôfago. Também provocaria a síndrome da coxa queimada, por e manter a mesma postura por muitas horas. 2) A exposição do rosto ao branco das telas acabaria por acelerar o embraquiçamento do rosto e a acelerar o seu enrugamento. Alguns simples exercícios dos músculos faciais poderiam evitar estes problemas, segundo o autor, concedendo intervalos para estes períodos de concentração. 3) As atenções concentradas sobre os textos dos computadores tendem a provocar o enrugamento das testas que poderiam ser retardadas com exercícios no sentido contrário, o que pode ser feito com a ajuda dos dedos. 4) A concentração por longos períodos tendem a favorecer a formação de bolsões escuros sobre os olhos. Colocando-se pequenos espelhos laterais, olhando-se para os mesmos pode-se fazer pequenos exercícios tirando este excesso de concentração.

computadores-idososidoso1

O que se observa em público é que jovens estão utilizando celulares e outros equipamentos eletrônicos por todos os lugares, notando-se que, além das vantagens de algumas comunicações, está se provocando o efeito contrário do seu isolamento que também exigem contatos pessoais, por se tratarem de pessoas que necessitam de contatos pessoais com o calor humano.

Muitos casais não se conversam mais adequadamente com cada um utilizando estes equipamentos para se atualizarem com notícias e praticarem jogos, entre muitas outras atividades. Estão viciados nestes equipamentos, utilizando-os inclusive em situações de risco, quando suas atenções teriam que estar concentrados, como, por exemplo, nos trânsitos, como se fossem crianças que ainda não possuem a consciência plena destes inconvenientes.

Alguns estudos ainda isolados estão chamando a atenção que as redes sociais, apesar de serem meios eficientes para a disseminação de algumas informações, estão disseminando a sua superficialidade, com informações nem sempre completas.

Estes avanços tecnológicos têm sido rápidos e impactantes, provocando mudanças de hábitos que necessitam ser devidamente analisados para neutralizar algumas tendências desastrosas, pois apesar das facilidades das máquinas continuamos seres humanos com todas as suas necessidades psicológicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: