Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uísque Japonês Mencionado no The Wall Street Journal

28 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Ainda que já não seja mais consumidor de bebidas alcoólicas de elevador teor há muito tempo, sempre ficava impressionado com a quantidade e qualidade dos uísques consumidos pelos japoneses, inclusive de produção local, tanto no Japão como no exterior. Uma autoridade no assunto, Lawrence Osbore elaborou um artigo publicado no The Wall Street Journal Magazine, que se encontra no seu site. Ele reconhece que os melhores single malt do mundo são japoneses. Ele se refere à experiência nos bons bares de Kyoto, onde a arte de beber ganhou um patamar de sofisticação que não é encontrado em muitos lugares do mundo. Realmente, como os japoneses bebem muito, seus bares são refinados, contando com cuidados que não se encontram em muitos lugares.

Em 2012, eles ganharam o World Whiskies Awards, com o Suntory Yamazaki 25 anos, para o melhor single malt, enquanto a Nikka ganhou o primeiro lugar na categoria do Blended Malt, e hoje eles exportam para os Estados Unidos, França e Reino Unido. Existem razões que determinaram estas qualidades dos uísques japoneses. Segundo o artigo, dois japoneses contribuíram para que isto ocorresse. Masataka Taketsuru, o fundador da destilaria Nikka, e Shinjiro Torii, um farmacêutico que começou com o Suntory nos idos de 1923, em Yamazaki. Taketsuru viajou sozinho para a Escócia em 1918. Ele era casado com uma escocesa e estudou na Universidade de Gasgow, sendo o primeiro japonês que estudou o uísque cientificamente.

image

Quatro uísques produzidos pela destilaria Yamazaki. Foto: Hiroji Kubota/Magnum Photos

image

Chef da Yamazaki confere aroma do uísque. Foto: Jeremy Sutton-Hibbert/Alamy

OB-XC199_mag051_P_20130416182220

Tonéis de cobre da destilaria Hakushu. Foto: Cortesia da Suntory

Na realidade, a qualidade do uísque depende ainda de muitos outros fatores, como a água que é utilizada e os tonéis de carvalho onde ficam depositados por muitos anos. Havia uma água famosa no Japão que era utilizada nas cerimônias de chá por séculos, que foi usada para esta bebida alcoólica. Os tonéis de carvalho do Japão são famosos, sendo que muitos são utilizados para diversas finalidades, principalmente envelhecimento de bebidas que ganham um perfume especial, sendo o mais conhecido o Mizunara, que dá uma impressão de incensos e aromas de sândalo. Este mesmo tipo de madeira é utilizado para a produção de cogumelos de alta qualidade, como os shitakes. Os profissionais que trabalham nos laboratórios estão empenhados na obtenção das melhores qualidades.

As destilações são as tradicionais da Escócia, com carvão natural em pó fino, tecnologia que quase desapareceu naquele país, segundo o autor.

As boas bebidas acompanham boas comidas, como os kaisekis japoneses, havendo uma longa tradição que vem dos templos. Nos bares, existem sofisticações que não costumam ser encontradas em outras partes do mundo, pois os barmen costumam ser profissionais orgulhosos dos seus ricos detalhes, além de se tirar o máximo partido do ambiente em que se encontram, como ocorre também em outras partes do mundo.

Evidentemente, como quase todas as demais bebidas, o uísque conta com infinitas qualidades, e os especialistas afirmam que variam ligeiramente em cada tonel. Nos bares e produtores japoneses, as mais variadas estão lado a lado, permitindo que os apreciadores tirem o máximo proveito com a ajuda dos barmen.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: