Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Solução do Plantio Direto

4 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Duas matérias publicadas na Folha de S.Paulo informam como o agricultor Herbert Bartz, que enfrentava os problemas relacionados com a erosão, acabou criando a técnica do plantio direto. Hoje, a Embrapa e a agricultura brasileira consagram a nova tecnologia que provou uma verdadeira revolução, permitindo que a história da agricultura fosse dividida em antes e depois desta inovação. Acaba sendo uma demonstração que as dificuldades enfrentadas acabam provocando inovações que podem se tornar revolucionárias, contribuindo para mudar a faceta de uma agricultura ampla como a brasileira.

Como é do conhecimento de muitos, existem solos no Brasil que são vulneráveis à erosão de forma acentuada, como no noroeste do Estado do Paraná. No depoimento de Herbert Bartz, fica claro que ele enfrentava estes problemas na região de Rolândia, e a cada forte chuva todos os trabalhos e investimentos efetuados, como o tratamento da terra, uso de sementes e fertilizantes, acabam perdidos. Procurando soluções, inclusive na Alemanha e na Inglaterra onde nada conseguiu, foi descobrir que o agricultor Harry Young já utilizava o plantio direto ha dez anos nos Estados Unidos. Quando trouxe a inovação para o Brasil, foi motivo até de riso, quando hoje esta técnica vem se comprovando praticamente em todo o território brasileiro como mais eficiente, inclusive do ponto de vista ecológico, além de proporcionar elevada produtividade.

herbert bartz ele trouxe o sistema de plantio direto para o brasil.

ft cesar augusto folha de londrina 

13 11 2012

Herbert Bartz: criador do plantio direto no País

O plantio direto é, como muitas inovações importantes na agricultura, uma simples técnica que aproveita todas as palhas da cultura anterior e, sem arar a terra, as novas sementes são lançadas no solo. Mas ganharam produtividade com herbicidas que só combatiam as ervas invasoras e máquinas mais eficientes para cortar a palha e fazer o novo plantio como constam do depoimento prestado por Herbert Bartz para Wilhan Santir, colaborador da Folha de S.Paulo.

O pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi, ressalta que a técnica do plantio direto praticamente elimina a erosão por incorporar a palha que vai enriquecendo com material orgânico o solo, aumentando a sua produtividade. Economiza 45 litros de combustível por hectare, pois elimina a aração, e possibilita duas safras no mesmo espaço por ano, evidentemente com rotação de cultura.

Herbert Bartz receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Estadual de Londrina pela sua inestimável contribuição, mas ele merece muito mais, pois toda agricultura brasileira passou a adotar suas técnicas, que hoje estão generalizadas por todas as regiões agrícolas brasileiras. E possivelmente será copiada no resto do mundo, orgulhando a todos os brasileiros que continuam superando as suas dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: