Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças no Padrão de Beleza Feminina na China

25 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Um artigo publicado por Yin Yin no China Daily mostra com uma pintura da Dinastia Tang (618 a 907 DC) que veio ocorrendo na China, como no resto do mundo, uma mudança do padrão de beleza feminina ao longo do tempo. Hoje, as chinesas procuram mudanças para os padrões ocidentais, utilizando-se das cirurgias plásticas como as desenvolvidas nos Estados Unidos ou no Brasil, mudando o formato do nariz, das pálpebras ou dos queixos, principalmente entre artistas e os que possuem recursos para tanto.

O artigo mostra que antes da Dinastia Qin (221 a 206 AC), as mulheres chinesas eram apreciadas pelas suas delicadezas e feminidade. Na Dinastia Han (221 a 206 DC), havia mudanças considerando a moralidade como da maior importância do que a aparência física. As roupas das mulheres eram simples e era comum o uso de pó de arroz para cobrir as manchas faciais. Na Dinastia Tang (618 a 907 DC), um rosto arredondado, com bochechas coradas, uma boca cor de cereja e sobrancelha arqueada eram consideradas adequadas, como é possível notar-se num desenho da época.

KazuChina

Segundo o especialista o Liu Yidong, as figuras eram corpulentas, consideradas como característica de beleza, o que também aconteceu na Europa num período. Elas eram apreciadas por serem saudáveis, e capazes de elevada reprodução.

Na Dinastia Song (960 a 1279 DC), o ideal de beleza se transformou-se com a preferência pelas mulheres de ombros magros, cinturas finas, peito liso, um rosto pálido e pés pequenos, que eram obtidos com sapatos apertados, afirmando-se que isto dificultava a fuga das concubinas.

Na década de 1930, a moda era contar com uma covinha no rosto, sobrancelhas arqueadas, um amplo seio e quadris recheados. As artistas de cinema perseguiam este padrão. Hoje, segundo o artigo, às maquilagens preferem-se as cirurgias plásticas.

As cirurgias plásticas chinesas procuram imitar os padrões ocidentais, principalmente os norte-americanos e brasileiros, mesmo que não sejam os mais adequados para as chinesas. Também o botox passou a ser utilizado na China, havendo peles branqueadas com injeções, pois as chinesas consideram o branco mais bonito que as morenas. Algumas modelos chinesas procuram fugir do padrão, segundo fotógrafos.

No mundo que está se globalizando, as modelos procuram padrões que são procurados pelos clientes, havendo vários tipos que são demandados para papéis diferentes. Na realidade, a China também está no mercado global.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: