Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Que Ocorrem na Imprensa

21 de Maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Todos que utilizam intensamente a imprensa internacional e nacional para acompanhar o que acontece de relevante no mundo observam as rápidas mudanças que estão ocorrendo, notadamente depois da disseminação da internet. A mídia impressa, que tinha a tradição de apresentar trabalhos mais completos e profundos, parece perder espaço e usuários para os meios que proporcionam velocidade, com informações sintéticas, que nem sempre permitem a compreensão adequada dos problemas que estão ocorrendo nos países neste mundo cada vez mais globalizado. Disseminam-se sites e blogs com análises sucintas e com aumento daqueles que necessitam ser pagos pelos seus artigos, o que é justo, pois envolvem trabalhos. Mas seria desejável que preservem suas qualidades, que parecem cada vez mais precárias. Sempre existem exceções, que parecem cada vez mais raras.

As televisões e as rádios, ou mesmo os que trabalham com o que estão denominando como multimídia, ainda que tenham ganhos de dimensão e aglomeração ao trabalharem também com os veículos impressos e transmitidos pelos variados meios eletrônicos, parecem estar perdendo qualidade. Os bons profissionais envolvidos em seus trabalhos também estão atarefados, nem sempre contando com disponibilidade de tempo para pesquisas e reflexões mais profundas, por estarem com muitos compromissos simultâneos. Tudo indica que as visões dos jornalistas se tornaram exageradamente especializadas, quando os fenômenos sociais envolvem muitas facetas, nem sendo tão racionais como os teóricos gostariam de enquadrar em suas teses.

midias

Com isto, acaba-se necessitando consultar os estudos acadêmicos que costumam ser mais profundos, mas de compreensão mais difícil para os leigos. E as apresentações de seus resultados necessitam de cuidados, pois muitos assuntos ainda são controvertidos, não havendo um razoável consenso sobre os mesmos.

É preciso que opiniões controversas sejam consultadas, pois muitos estudos podem estar contaminados por posições políticas ou ideológicas dos seus autores. Muitos estudos, por melhores que sejam, podem acabar sendo superados por outros depois de algum tempo.

Na realidade, todos os processos que envolvem seres humanos estão sujeitos a um complexo conjunto de fatores, difíceis de serem analisados isoladamente. Ainda que muitos estudos decorram de trabalhos multidisciplinares, não há possibilidade de se assegurar que estão captando todos os dados que influem nestes resultados.

Tudo isto acaba exigindo muita humildade dos seus autores, devendo ser expressos com condicionalidades, informando-se que possivelmente são somente tendências, sujeitas a alterações. Mas, lamentavelmente, a urgência na divulgação para assegurar a primazia, ou algumas posições políticas exigem afirmações fortes, para ter contar com poder de convencimento, quando não existe, na realidade, segurança total sobre estas posições.

Tudo isto faz com que as informações tenham que ser utilizadas com muito cuidado, o que tentamos fazer neste site.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: