Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Qualidades do Kiwi Para a Saúde

21 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , , ,

Encontrei outro artigo de grande interesse para todos que pode ser acessado pelo http://www.istoejapao.com/?p=1998 mantido no blog Istoejapao, em português, pelos brasileiros lá residentes, Marcelo Miyashita e Nill Tomie. Consta do WebTown com quem estamos intercambiando artigos. Trata-se do kiwi, que é de origem chinesa, mas que acabou sendo amplamente produzido na Nova Zelândia onde se deu muito bem, com o seu consumo disseminado por todo o mundo. Todos sabem que esta saborosa fruta é muito rica em vitamina C, mas tem muitas outras qualidades como pode ser conhecido pela leitura completa do artigo aqui resumido. Apesar dos produtos encontrados no Brasil serem um pouco mais ácidos, principalmente quando não se encontra devidamente amadurecidos.

O artigo informa que as pesquisas sobre suas qualidades foram feitas pela respeitável FDA – Food and Drug Administration dos Estados Unidos, que controlam os medicamentos e alimentos que podem ser utilizados naquele país. No Japão, esta fruta é também apresentada em outros produtos industrializados, mas que pode ser consumida naturalmente em diversas formas como salada, sobremesas, combinada com outros, processada como sucos, de forma simples, que parece sempre mais interessante.

Shrink_Pores_Naturally_With_Kiwi_Fruit_(2)

Na biodiversidade brasileira, encontram-se diversas frutas, mas existe o mito que somente a jaboticaba é exclusiva do país. Muitos foram trazidas do exterior, quer seja naturalmente pelo oceano como o coco, e outros pelos portugueses como os muitos imigrantes que por aqui abordaram.

O kiwi é mais recente, e não veio originalmente da China, mas via Nova Zelândia, encontrando também no Brasil um ambiente adequado para a sua produção. É mais consumido como fruta e suco, do que salada, pois ainda muitos brasileiros preferem a salada com temperos ácidos e salgados, e só agora começa a se disseminar o uso de frutas doces como o kiwi, abacaxi, manga, bem como frutas secas e outras sementes, no geral consideradas positivas para a saúde.

Ainda existem muitas frutas pouco conhecidas no próprio país, pois o território é imenso, apresentando fortes variações regionais, como a Amazônia, o Nordeste, o Centro Oeste, bem como o Sudeste e o Sul, onde o número de descendentes de imigrantes é maior. Muitos produtos também vieram da África, por intermédio dos originalmente trazidos para o Brasil como escravos.

O fato concreto é que os portugueses foram também para a Ásia, trazendo frutas como a manga, cujas variedades acabaram sendo até aperfeiçoadas no Brasil. O caqui que também é originário da China, veio via japoneses para o país, e hoje muitas produções como a maçã, uvas, peras originárias de áreas temperadas acabaram sendo ambientadas para regiões tropicais.

Acompanhei um engenheiro agrônomo japonês de uma grande universidade nipônica pelo Vale do São Francisco e ele ficou impressionado como muitas destas frutas estavam sendo cultivadas com a ajuda da irrigação. Apresentavam, segundo ele, qualidades invejáveis, e já estão sendo utilizadas para a produção de vinhos de qualidade, ainda que para tanto o ideal seja elas serem transportadas para regiões mais frias, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e suas serras.

Comparando com o Sudeste Asiático, também famoso pela quantidade de frutas de boa qualidade, pode-se considerar de forma geral que os produzidos no Brasil são mais doces, principalmente no Nordeste brasileiro, pela elevada insolação e áreas de baixas precipitações. Naquela região asiática, os fenômenos como monções propiciam condições semelhantes com as do Pará, onde também as precipitações de chuvas são intensas.

Na realidade, a riqueza de regiões, sem que se conte com desertos ou regiões inabitáveis, permitiu a biodiversidade brasileira, que é a mais rica do mundo. Ela não ocorre somente com a população que é altamente miscigenada, como todos os produtos da natureza.

Aliás, a maior parte das frutas de qualidade ocorre com o feliz cruzamento de espécies de diferenciadas qualidades e sua seleção, mostrando que sempre existem possibilidades de melhorias, e até de criação de novas frutas.

Portanto, não parece haver desculpas para uma boa alimentação e sadia, para todas as idades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: