Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importante Exposição da Arte Japonesa no Museu do Suntory

7 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O Museu Suntory vem apresentando recentemente as mais importantes exposições de arte do Japão nas suas suntuosas instalações do complexo chamado MidTown, em Tóquio. O artigo publicado pelo crítico C.B.Liddell no Japan Times denomina a atual apresentação “Mono no aware”, expressão intraduzível, que poderia ser considerado algo como a sutileza da compreensão da essência, referindo-se à arte japonesa. O MidTown conta com as lojas mais respeitáveis, restaurantes de qualidade bem como tudo que pode exigir os mais exigentes turistas internacionais como os japoneses dotados de elevado nível cultural, localizado no bairro de Roppongi. A exposição apresenta o que há de mais relevante na pintura, cerâmica e objetos de laca da cultura japonesa, segundo o autor do artigo.

Segundo C.B.Liddelli, “a exposição se refere à cultura fortemente budista do Período Heian (794-1185), quando este termo surgiu pela primeira vez e implica na transitoriedade da vida carnal e material”, como é do fundamento do budismo, considerado por muitos como uma filosofia e por outros como uma religião. Os conceitos são complexos e só podem ser entendidos por iniciados nestes conhecimentos.

clip_image001

Natural selections: ‘Birds and Flowers of Spring and Summer,’ one of a pair of six-fold screens by Kano Eino with various symbols of nature (Edo Period, 1603-1867) | SUNTORY MUSEUM OF ART; © KEIZO KIOKU PHOTO

Mas também este conceito é considerado enganoso por neoconfucionistas, como o estudioso, poeta e artista Motoori Norinaga (1730 -1801), que optou por "sensíveis, requintado sentimentos vivenciados quando se deparam com os trabalhos sutis do ser humano na vida ou nas mudanças das estações", como consta do catálogo da exposição. Na interpretação de Norinaga, a frase incluía não apenas tristes ou fugazes emoções, mas também alegria e valorização intensa.

A exposição abre com elegantes rolos gastos dos períodos Heian e Kamakura (1185-1333), retratando a vida da aristocracia passada. Incluem um sutra de lótus e um leque, uma representação de uma mulher nobre insone, e um rolo de papel mostrando um Imperador aposentado visitando a cidade de Ono (no que é hoje Fukushima), para ver a paisagem de neve.

Esta seleção sugere um pouco da culpa dos nobres, talvez com muito tempo em suas mãos buscando consolo na beleza. A referência a Fukushima, uma das províncias mais atingidas pelo recente Grande Terremoto no Japão e Tsunami, também aponta para a relevância moderna da ideia de valorização tingida com tristeza, segundo o autor.

Parte da exposição centra-se no Norinaga, e inclui um autorretrato com a idade de 44 e exemplos de sua caligrafia. A inscrição poética sobre o retrato também soa como um tema importante na exposição, ou seja, a comunicação de “mono no aware” através da poesia e da arte, que é geralmente definida em termos de uma sensação experimetada ou emoção, como algo passivamente apreciado. Mas se fosse só isso, então seria um prazer perdido na contemplação solitária em vez do fio cultural de longa duração que na realidade é. Para existir como um fenômeno cultural que tem um aspecto social, tanta ênfase é dado pela exposição à comunicação para os outros através da arte e da poesia, continua o autor.

É a razão da representação por uma linguagem simbólica rica que pode ser feita por muitas partes, que variam de aspectos da natureza dos poetas e suas histórias. A exposição tem uma visão bastante indiscriminada no que diz respeito aos símbolos da natureza. A maioria das famosas variedades sazonais de pássaros e flores é incluída. Há bacias esmaltadas com flores de cerejeira e um biombo enfeitado com pinheiros cobertos de neve. E em toda essa profusão, a seletividade do princípio estético parece um pouco perdido, segundo o autor.

Alguns motivos da natureza, como a luz da lua e as gramíneas do outono, estão mais em evidência. Parecem representativos do conceito que está sendo tratado. O outono de lua cheia simbólico das "atividades adultas" da cultura aristocrática foi pensado para evocar o “mono no aware”. O motivo mais importante na exposição, no entanto, é a grama do outono. Tem uma grande variedade de itens enfeitados com esse elemento relativamente discreto, mas muito sugestivo.

De particular interesse é um par de seis painéis de telas Período Edo cobertas de folha de ouro. Quando olhamos para eles, segundo o autor, os traços das ervas densas escovandos parecem dobrar e ondular, dando-nos uma sensação de um vento soprando suavemente. Tais elementos da natureza também são muito importantes para as histórias mais associadas ao conceito. Estes incluem o "Conto de Saigyo", sobre um poeta itinerante famoso que procurou a beleza cênica para inspirá-lo, aqui representada por dois rolos de imagem. Mais famoso é o "Conto de Genji". Segundo Norinaga, estes contos com o seu recurso frequente ao luar foram escritos especificamente para tornar as pessoas conscientes de “mono no aware”.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: