Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Monte Fuji Considerado Pela UNESCO Patrimônio Cultural

23 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 1 Comentário »

Como todos sabem, o Monte Fuji é o marco mais importante que identifica o Japão para o mundo. Além de sua beleza natural, que já tinha sido reconhecida pela UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura em 2011 como patrimônio natural, agora foi aprovado neste sábado, 22 de junho, pelo mesmo organismo como patrimônio cultural da Humanidade. Muitos japoneses o consideram como sagrado, como é costume na religião xinto, e o escalam no mínimo uma vez na vida, tendo sido motivador de diversas obras de arte consagradas. Um dos exemplos mais conhecidos são as famosas gravuras mundialmente reconhecidas como mais representativas do Ukiyo-e, do artista Katsushiko Hokusai, “36 Vistas do Monte Fuji”.

São infindáveis as formas de aproveitamento da figura do Monte Fuji, quer composto com outros elementos que lembram o Japão e sua cultura, tanto em fotos, gravuras como pinturas. Todas as formas de manifestação da cultura japonesa acabam sendo influenciadas pela sua magnitude.

clip_image001

Mountain majesty: Cherry trees are in full bloom outside a five-story pagoda in Sengen Park in Fujiyoshida, Yamanashi Prefecture, at the base of Mount Fuji in 2009. UNESCO decided Saturday to give Japan’s highest mountain World Heritage status. | KYODO

O Monte Fuji é um vulcão ativo de mais de 3.700 metros de altura, bastante destacado de outras montanhas e que fica com seu pico muitos meses do ano coberto de neve, podendo ser visto de muitas regiões do Japão. Conta com um formato muito especial, que também é encontrado em outros lugares que também são vulcões ativos ou que não apresentam maiores riscos de erupção, mas o Fuji conta com uma dimensão inusitada. Ele é cercado de muito lagos, ficando visível de todos os lados, com formato quase idêntico.

Nem sempre fica visível, mas somente nos dias claros, pois pode ficar coberto por nuvens. Muitos escalam este monte, que apresenta um solo típico de resíduos de erupções passadas, contando ainda com pequenas áreas onde a magma continua chegando até a superfície. O vulcão não apresenta erupções significantes por muitos anos, mas continua sendo acompanhado, principalmente pela ocorrência de muitos terremotos naquele país.

Os japoneses discutem as suas visões preferidas do Monte Fuji, que chamam até como Fuji-san, com respeito e personalidade e mesmo os que contam com residências, normalmente de veraneio nas suas proximidades, precisam contar com sorte para ter uma visão completa e clara dele. Sua visão é até possível da capital Tóquio, nos seus edifícios mais elevados, sempre nos dias claros.

Quem percorre de Shinkansen de Tóquio em direção a Nagoya, Kyoto, Osaka ou mais para o sul do Japão costuma prestar atenção na região de Shizuoka, pois pode contar com a sorte para ter uma visão deslumbrante do Monte Fuji.

Ele tem inspirado não só obras de artes como uma literatura muito rica, que acabou incorporada à cultura japonesa que lhe prega um grande respeito. Isto se propagou até ao exterior, tornando-se um marco da Humanidade, cujo reconhecimento acaba de ser confirmado pela UNESCO.


Um comentário para “Monte Fuji Considerado Pela UNESCO Patrimônio Cultural”

  1. Paulo Yokota
    1  escreveu às 19:21 em 24 de junho de 2013:

    Com a profunda competência de sempre Jo Takahashi do Dô Cultural fez uma correção do texto postado. No ideograma Fujisan é o nome oficial, sendo que o san é do ideograma yama, ou monte, e não de um tratamento respeitoso que muitos usam para nomes.


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: