Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tradings Japonesas Ampliando Operações no Brasil

1 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Um artigo publicado no jornal econômico japonês anuncia que a Mitsubishi, uma das maiores general trading companies do Japão, que detém 40% das importações de cereais do Japão, acertou a sua operação de aquisição da Los Grobo Ceagro do Brasil, de origem argentina e uruguaia, da qual já detinha 20%. O total da operação envolve cerca de 50 bilhões de yens (cerca de US$ 500 milhões), entre linhas de crédito e aquisição das ações, elevando para 80% o seu controle.

Muitas empresas japonesas estão entrando nesta linha de operação direta, efetuando seus investimentos dentro do que se chama M & A, ou seja, fusão e aquisição. Como operam na importação de cereais para o Japão, estão procurando atuar globalmente, adquirindo também empresas que operam nos Estados Unidos, notadamente no mercado de Chicago onde são cotados estes produtos.

MC_untitled

A Mitsubishi operava somente com cerca de um milhão de toneladas de cereais, principalmente soja, quando o Brasil produziu no ano passado mais de 80 milhões de toneladas. A sua intenção é ampliar a atuação brasileira para intensificar a sua colocação nos mercados asiáticos.

Informa-se que a Los Grobo Ceagro do Brasil atuava mais no Centro Oeste brasileiro, onde a produção de soja está crescendo, notadamente na direção ao norte.

Outras empresas de trading japonesas já estavam efetuando algo semelhante, como a Marubeni, que também adquiriu uma grande empresa nos Estados Unidos e atua diretamente no Brasil. Na realidade, apesar dos japoneses terem contribuído no desenvolvimento do cerrado brasileiro, onde se realiza partes substanciais da produção de soja, como não atuavam globalmente não conseguiam marcas expressivas das exportações do Brasil.

Agora, atuando globalmente, elas ficam com condições melhores para aproveitar a importação japonesa, como para abastecer também outros países asiáticos importadores de produtos como a soja.

As empresas japonesas de general trading estão mudando seus comportamentos, pois ampliam seus investimentos diretos para contar com melhores condições de intermediarem o fornecimento de diversos produtos, inclusive brasileiros. Ainda não chegam a rivalizar com as grandes tradicionais mundialmente no setor, mas indicam que desejam ampliar suas fatias.

No passado, elas ajudavam outras empresas japonesas a efetuar seus investimentos no exterior, mas agora, como muitas delas procuram efetuar estas operações diretamente, empresas gigantescas como a Mitsubishi Corporation ampliam seus investimentos diretos.

Tudo isto pode ajudar o desenvolvimento brasileiro que conta com necessidades de investimentos diretos estrangeiros, como ampliação de suas exportações. O que se espera é que elas venham a agregar mais valores nos produtos exportados, processando parte no Brasil, como transformando a soja em óleos e farelos ou rações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: