Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alma Lírica Brasileira de Mônica Salmaso

14 de julho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Tive o privilégio de assistir ao show de Mônica Salmaso, considerado hoje a mais importante cantora intimista do Brasil, junto com Teco Cardoso nos sopros e Nelson Ayres ao piano. Era o início da apresentação do seu novo DVD, produzido pela gravadora Biscoito Fino, especializada em produtos de elevada qualidade, com uma inovação impressionante. A Mônica Salmaso explicou que estava nervosa, pois estavam tentando pela primeira vez um show desta natureza, para não ficar somente no lançamento tradicional de um DVD. Ao lado de uma tela onde eram apresentados trechos da gravação, o trio se apresentava ao vivo, intercalando alguns números. Ela explicou inicialmente que a gravação tinha sido feito no Teatro Alfa, onde havia um “pianão”, conseguiu uma data, e teve o privilégio de contar com a direção de Walter Carvalho.

O DVD é impressionante indo de Heitor Villa-Lobos até Adoniran Barbosa, passando pelo nordeste, com trabalhos do recém-falecido Paulo Vanzolini, não deixando de lado Antonio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e Chico Buarque. O que existe de melhor na música brasileira. Dominado pelo preto e branco, altíssima qualidade na gravação como em toda a produção, algo como só pode ser obtido no exterior nos centros mais tradicionais de produção de trabalhos artísticos de elevado padrão. Para que a gravação pudesse ser feita por todos os ângulos, foi feita sem a presença do público, e com uso de outros trabalhos anteriores, como a filmagem da artista ainda criança. É um trabalho imperdível.

almaLirica

A qualidade do DVD como do show era o melhor possível do que pode ser feito nos auditórios do Sesc Vila Mariana em São Paulo, e como todas as inovações poderão ser aperfeiçoadas, notadamente quando vai exigir uma excursão pelo país, quiçá até pelo exterior. Até para os leigos, a qualidade do piano no DVD e no palco ficou muito claro, permitindo entender porque a Mônica Salmaso procurou gravar no Teatro Alfa.

E mesmo com o que se dispõe de equipamentos no Sesc Vila Mariana, a qualidade do som para a plateia evidenciava a diferença do que foi obtido na gravação e sua apresentação para o público presente. Como na excursão pelo Brasil vai ser difícil contar sequer com as condições desta respeitável sala paulistana, vai ser preciso transportar equipamentos de qualidade, para que o show não fique prejudicado.

Possivelmente, vai se encontrar o que seria desejável somente no exterior, com os melhores disponíveis no sistema digital de elevada qualidade, em salas que apresentem o melhor em matéria de acústica e equipamentos e amplificação. Com isto fica evidente porque muitas gravações de elevada qualidade acabam sendo feitos no exterior, como no Blue Note de Tóquio.

Trabalhos desta natureza exigem padrões que só estão disponíveis nas salas que apresentam músicas clássicas evidentemente mais exigentes que os populares. Com todos os recursos disponíveis, e com a qualidade de uma artista como Mônica Salmaso, seria de grande interesse que os créditos para os autores e compositores dos diversos números fossem apresentados para a plateia, que conhece muitos, mas outros nem sempre são ligados a eles.

No fundo, ainda que as formas e todos os instrumentos, equipamentos e artistas sejam importantes, o fundamental continua sendo o trabalho dos autores e composições que os legaram este patrimônio que hoje pode ser considerado nacional, mesmo reconhecendo todos os arranjos e interpretações que foram enriquecendo as contribuições iniciais.

Que outros artistas sigam os caminhos que foram abertos, pois se a música brasileira conquistou um espaço no mundo é pela sua elevada qualidade, acrescida a toda a sensibilidade dos artistas brasileiros que os interpretam e divulgam para deleite das melhores plateias mundiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: