Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aproveitamento da Pesquisa Científica na Imprensa

25 de julho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Com a necessidade de economia por parte dos jornais impressos, muitos trabalhos científicos disponíveis em revistas especializadas como o Nature e o Science acabam sendo aproveitados para a elaboração de matérias importantes. É o caso da seção de ciência e saúde da Folha de S.Paulo, que publica matéria elaborada por Rafael Garcia sobre o aquecimento global referindo ao degelo que está ocorrendo no Ártico que pode custar muito para o mundo. É um processo que deverá demorar muitas décadas, mas que já vai provocando alterações climáticas relevantes em muitos países. Também aproveita um artigo publicado no The New York Times para se referir aos estudos do genoma do dendê, que pode provocar um sensível aumento de sua produtividade, desde óleo que é o mais consumido no mundo, conhecido na Ásia como o palm oil. O mesmo poderia ocorrer com outras biodiversidades, sendo que o Brasil é o mais rico na sua disponibilidade.

Tudo isto mostra que o conhecimento científico está se globalizando, permitindo que os leitores leigos tomem conhecimento de assuntos que estavam restritos aos especialistas. Muitas ideias podem ser aproveitadas também por cientistas do mundo emergente, bem como os brasileiros, Empresários, inclusive nacionais, podem acelerar o seu aproveitamento comercial, também com associações com estrangeiros, que estão preocupados não só com a sustentabilidade como nos lucros que podem ser obtidos com novos produtos de amplo potencial de consumo mundial.

fspk

O artigo sobre a aceleração do degelo no Ártico informa que camadas de gás metano estão no subsolo do gelo e da água desta parte do mundo que, com o seu desaparecimento paulatino, vai acabar liberando as mesmas contribuindo para o aquecimento global. Além do modelo básico para estes estudos feitos pelos cientistas britânicos e holandeses, aproveitando o chamado relatório Stern, também existem outros que evidenciam que as correntes marítimas estão sofrendo aquecimentos de alguns graus, provocando fenômenos semelhantes com os conhecidos por séculos como o El Niño e La Niña, que tantas dificuldades provocam no mundo, notadamente na América do Sul.

O artigo informa ainda que os cientistas estão preocupados com as explorações de petróleo que estão ocorrendo nas proximidades do Ártico que devem contribuir para a aceleração do degelo, que também está sendo observado até nos picos mais elevados do mundo, em muitos países.

Não há dúvidas que está se provocando uma lenta elevação do nível do mar, aumentando os riscos das regiões costeiras, principalmente de áreas de baixas atitudes. Ainda que estes problemas já estejam afetando regiões como New Orleans e New Jersey, principalmente quando dos furações tropicais, ainda existem poucas medidas que sejam tomadas tanto pelas autoridades como pelos empresários, pois se referem ao longo prazo, onde outros fatores também são arrolados como responsáveis.

O palm oil é uma produção importante no Sudeste Asiático, notadamente na Malásia, e os seus cientistas estão se empenhando o estudo do genoma de sua palmeira, como mencionado no artigo do The New York Times, baseado também no publicado pelo Nature. As pesquisas desta natureza sobre plantas que produzem matérias-primas agrícolas, que são utilizadas não somente para a produção de óleos comestíveis como uma série de produtos de limpeza e cosméticos, estão sendo intensificadas, pois contam com uma demanda segura.

O que se procura, inclusive no Brasil, são formas que elevem a sua produtividade como permitam a convivência com a floresta mantida em pé, para efeito de sustentabilidade. Ainda que pesquisas estejam sendo feitas nos centros brasileiros, ainda não se conseguiu a consciência das autoridades e dos empresários sobre os elevados retornos das mesmas, que podem ser transformadas em tecnologias aproveitáveis para efeitos comerciais, além de auxiliarem tanto na alimentação como na saúde.

Mas, como estes tipos de pesquisas estão sendo intensificados, como estamos insistindo neste site, as esperanças de resultados no futuro próximo e remoto são elevadas, principalmente se contar com a pressão da opinião pública.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: