Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Questão do Monopólio Estatal do Petróleo

18 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

A questão do monopólio estatal do petróleo no México, exercida pela Pemex é muito similar com a da Petrobras no Brasil, e está sendo objeto de mudança, como relata o artigo do The Economist desta semana. Também lá na década de 1930, o presidente Lázaro Cárdenas, considerado herói nacional, desenvolveu uma campanha com o mesmo lema do Brasil: o petróleo é nosso. Agora, diante da triste realidade da Pemex não dispor de recursos nem de tecnologia para continuar a sua exploração tanto em águas profundas como na exploração do xisto que ainda é poluente mesmo nos Estados Unidos, aquele país enfrenta a redução da produção nacional. O atual presidente Enrique Peña Nieto está propondo a reforma constitucional para permitir a exploração por outras empresas, ainda que poucos acreditem que o problema chegue a resultados compensadores, mesmo num prazo elástico.

Ainda que o assunto continue extremamente emocional em todo o mundo, com poucas empresas multinacionais dominando o mercado mundial de petróleo e seus derivados, a realidade é que está se caminhando a longo prazo para que este produto responsável pelo grosso do lançamento de poluentes na atmosfera perca a importância que já teve. Além das economias do seu consumo, fontes energéticas sustentáveis estão ganhando espaço e dia chegará, inclusive com a contribuição do hidrogênio, que o avanço tecnológico reduza ainda mais a sua importância na matriz energética mundial. No caso brasileiro também, ainda que continue persistindo a importância dos partidários do monopólio estatal pela Petrobras, vai ficando mais claro que ela, diante de suas limitações econômicas e tecnológicas, continue ampliando a importação de derivados do petróleo, causando um rombo na balança comercial. Fica cada vez mais evidente que o pré-sal é extremamente custoso, possivelmente não competitivo, principalmente com a atual expansão da exploração do xisto, por exemplo, e outros avanços tecnológicos nas fontes alternativas.

imagesPetrobras

O mais provável é que este artigo receberá raivosas críticas dos que se consideram patriotas nacionalista brasileiros, que não conseguem entender que a Petrobras tem seus interesses próprios, que nem sempre coincidem com os do Brasil. O corporativismo que tomou conta deste monopólio vem usufruindo de privilégios que não são do conhecimento da opinião pública brasileira, inclusive em paraísos fiscais. A campanha do petróleo é nosso, que contou com heróis também no Brasil como Monteiro Lobato, referia-se a primeira metade do século XX, e neste quase um século mudou o mundo e o Brasil.

Qualquer monopólio é odioso e não conduz à eficiência econômica. Mas o assunto é da área política, pouco tendo de consideração da eficiência econômica. Muitas outras fontes de energia importantes para o país, como a hidroelétrica, já foram privatizadas, e continuam sendo reguladas por agências que não conseguiram firmar ainda a sua eficiência, como em muitos outros setores estratégicos.

Muitos brasileiros e mexicanos ficariam escandalizados se soubessem que muitas das operações de segurança nacional em muitos países estão terceirizadas, sendo operados por empresas privadas. As operações de decolagem e pouso nos porta-aviões norte-americanos são efetuadas por empresas privadas terceirizadas, porque proporcionam maior eficiência e custos mais baixos. Não é preciso ser um fanático privativista para constatar o que está acontecendo.

Uma parte da exploração que vem sendo efetuada no Brasil está licitada, e a Petrobras não conta com recursos suficientes para cobrir a parte que lhe foi concedida por lei, como no pré-sal. Já houve período em que tínhamos refinarias privadas, que acabaram sendo esmagadas pelos interesses da Petrobras. A petroquímica continua sendo comandada no Brasil também pela estatal, com participações minoritárias de grupos brasileiros, nos setores considerados estratégicos.

Parece que se chegará um dia a um arranjo pragmático, pois o Brasil não pode ficar amarrado permanentemente a um monopólio estatal de baixa eficiência. Mas, até lá, como no México, ainda haverá que se coexistir com lamentáveis ineficiências, ao lado de aproveitamentos duvidosos de privilégios existentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: