Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Atividades Religiosas Com Comunicações Atualizadas

1 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Reconhecendo que as religiões tendem a serem conservadoras, alguns eventos atuais mostram que existem esforços no sentido de conseguirem se comunicar com as pessoas que estão se atualizando com velocidades astronômicas. Na recente Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, constatou-se a elevada habilidade do papa Francisco em utilizar a mídia eletrônica para mostrar o seu intento de contatar pessoalmente as pessoas, com preferência para os marginalizados, batendo nas portas dos seus corações. Conseguiu que suas mensagens fossem espalhadas pelo mundo com grande velocidade. Também os organizadores tiraram partido das técnicas muito utilizadas pela televisão e eventos de grande porte, principalmente voltados aos jovens.

Isto não parece restrito aos católicos, havendo muitos eventos evangélicos que abusam dos meios televisivos, bem como os que mobilizam grandes massas com músicos atualizados. Agora, o Japan Today publica um artigo informando que também os budistas no Japão estão tirando partido dos meios de comunicação eletrônicos, inclusive dos que são utilizados pelas redes sociais. Smarphone, blogs, twitter, iPhone e Android estão sendo utilizados por muitos monges para fazer chegar suas mensagens, como vem fazendo Kosuke Matsumoto. Alguns templos, como Higan, usam DJs, apps, vídeo games e outros meios em voga. Como no budismo não existe o controle que vigora em organizações religiosas hierarquizadas, a liberdade acaba sendo mais ampla, chegando a formas inusitadas.

imagesCA132CSZasakusa-sensoji-temple-tokyo-japan

Muitos sabem que no budismo o casamento é permitido, havendo monges que apreciam muitas bebidas alcoólicas como ótimas gastronomias, o que também podem ser observados nos mosteiros de diversas ordens.

Um site no Japão chamado Tera Koya Buda funciona como um calendário de eventos para atividades relacionadas aos budistas, que vão desde aulas de ioga até festivais de jazz. Há também os que se dedicam aos jogos de entretenimento, utilizando personagens familiares ao público. Até videogames usam símbolos budistas tradicionais.

Também existem eventos que atraem as pessoas, como o Tibet Festival de Tóquio, contando até com a presença de monges tibetanos. Na Prefeitura de Gunma, quatro templos e santuários realizaram vários eventos religiosos que eram uma festa para os sentidos, com o uso de incensos, comida vegetariana e uma banda com DJ que tocada músicas ao vivo, com projeções enigmáticas nas paredes.

O máximo é um bar que um grupo de monges de várias seitas do budismo montou em Tóquio, o Vowz Bar. Listado como um bar temático, com cocktails de inspiração budista, um lugar adequado para conseguir um conselho depois de um dia agitado. Sutras são lidas como cânticos enigmáticos mostrando como podem ser aplicados em situações da vida real.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: