Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento Inusitado da Temperatura Mundial

8 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Continuam sendo divulgados relatórios científicos, como o anunciado por um artigo publicado no The Japan Times com base nos despachos do AFP-JIJI, duas agências noticiosas confiáveis. Eles procuram chamar a atenção dos políticos sobre a velocidade com que está se aquecendo o mundo, provocando o degelo no Ártico e elevando o nível do mar, com o aumento de irregularidades climáticas em muitas partes do mundo. Mesmo não sendo um ecologista, é preciso que se tenha consciência do que vem ocorrendo, principalmente com o lançamento do CO2 como decorrência do uso de combustíveis fósseis.

Relatório sobre o Estado do Clima vem sendo publicado anualmente por pesquisadores da Grã Bretanha e dos Estados Unidos, referindo o mais recente à perda de gelo no mar Ártico em 2012. Segundo Kathryn Sullivan, administradora do NOAA – National Oceanic and Atmosphere Administration, os resultados constatados são impressionantes. O planeta todo está se tornando um lugar mais quente. Esperam que o relatório seja convincente para os políticos que deveriam considerar seriamente a elevação do nível do mar, preparando a base pela qual o problema seja encarado.

59534_10152166622599465_1297217636_n

Cientistas sobre o degelo no Oceano Artico, nas proximidades de Barrow, no Alaska

Todos sabem que este fenômeno está acontecendo a olhos vistos, mas os dirigentes políticos não se sentem suficientemente pressionados para tomar medidas concretas, estabelecendo metas críveis para o lançamento do CO2 na atmosfera. Com o aumento do fraqueamento das rochas de xisto, está se aumentando o consumo de petróleo e gás, notadamente nos Estados Unidos e na China, mas também em muitos outros países.

Michael Mann, um dos principais climatologistas dos Estados Unidos, da Universidade Estadual da Pensilvânia, lendo o relatório entende que a tarefa de reduzir as emissões de poluentes é agora mais urgente. 2012 foi considerado como oitavo ou nono ano mais quente desde que os registros começaram em fins de 1800.

No ano passado, o aumento da média foi de 0,17 graus acima da média de 1981-2010, segundo o relatório publicado pelo Bulletin of the American Meteorological Society. A temperatura na superfície do Ártico está aumentando a uma taxa de cerca de duas vezes mais rápido que o resto do mundo, segundo a pesquisadora Jackie Richter-Menge do US Army Corps of Engineers.

O derretimento das geleiras vem contribuindo para a elevação do nível do mar. O nível médio global de 2012 chegou a 3,5 centímetros acima da média de 1993 a 2010. O derretimento do gelo está contribuindo mais que o dobro do aumento do nível do mar, segundo Jessica Blunden, climatologista do National Climatic Data Center da NOAA.

No ano passado, as emissões de dióxido de carbono proveniente da queima de combustíveis fósseis atingiram novos máximos, depois de um ligeiro declínio que se seguiram à crise financeira global que começou em 2007. As irregularidades climáticas, inclusive a seca do nordeste brasileiro, foram citadas por Kathryn Sullivan.

Há que se tomar medidas, pois as regiões mais baixas junto aos oceanos estão se tornando cada vez mais perigosas para serem habitadas, sujeitas às inundações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: