Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fujifilm Oferece Testes Para Detectar Câncer de Cólon

21 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

Ainda que seja conhecimento restrito aos meios médicos, muitos sabem que a Fujifilm trabalha tradicionalmente na área da medicina. Ela é pioneira e detém o monopólio da tecnologia de transformação das imagens utilizadas na medicina, como a de raio X para formas digitais que permitam ser utilizadas na telemedicina. Já prestou importantes colaborações para o Hospital Santa Cruz em São Paulo. Agora, num artigo publicado pelo jornal econômico japonês Nikkei, anuncia-se que numa colaboração com a Tokyo Medical Dental University e com a Eiken Chemical, que é uma grande indústria de produtos farmacêuticos do Japão, ela oferecerá testes para detectar câncer de cólon.

Como muitas empresas japonesas que atuam na medicina, a Fujifilm visa a expansão de suas atividades no Brasil, que certamente é o maior mercado da América do Sul. Ela já trabalha com este produto no Chile e no Equador, mas deseja ampliar suas atividades oferecendo os testes em dois hospitais públicos, um em São Paulo e outro em Porto Alegre. Os testes utilizam sangues que estão ocultos nas fezes, em pessoas de mais de 50 anos, para diagnosticar o câncer de cólon, que se mostrando positivos serão acompanhados por colonoscopia ou biópsia.

BE98242imagesCA51T01I

Os equipamentos japoneses, notadamente da Fujifilm, são reconhecidos pelas suas capacidades de gerar imagens, que vem de sua tradição na área fotográfica. Atualmente, estes equipamentos estão sendo utilizados em endoscopia e colonoscopia, com elevada eficiência. O governo japonês vem estimulando visando a sua colocação no exterior, o que vem acontecendo não somente nas Américas como também na Rússia e no Oriente Médio.

De forma semelhante às empresas farmacêuticas japonesas, também está agressiva na América do Sul, sendo que no Brasil já contam com mais de 30% do mercado, utilizando suas subsidiárias instaladas na Europa ou nos Estados Unidos.

As atividades relacionadas ao câncer mereceram prioridade, em decorrente das radiações que sofreram com os bombardeios nucleares como com os problemas que enfrentam na região nordeste daquele país, como em Fukushima.

Como o câncer de cólon, segundo a Organização Mundial de Saúde, é um problema que afeta mais de 1,2 milhão de pessoas a cada ano, e os japoneses são eficientes na detecção precoce dos problemas, com os check ups regulares que efetuam, estas tecnologias que foram lá desenvolvidas podem ser aplicadas na América do Sul, inclusive no Brasil.

As informações são que tais problemas estão aumentando no mundo com os hábitos alimentares, notadamente nos países em desenvolvimento, com o surgimento da nova classe média que passa a consumir produtos que são danosos à saúde. Sua detecção precoce é de grande importância, pois na sua maioria são curáveis com o devido tratamento.

No Japão, um projeto conjunto de duas empresas com a colaboração de uma Universidade é uma novidade, e espera-se que seja um mecanismo que venha a intensificar o intercâmbio do Brasil com o Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: