Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sinais de Pequenas Melhorias no Japão e no Mundo

26 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Ainda que as dificuldades que tenham que ser superadas seja apreciável, tudo indica que o Japão está recebendo o apoio de sua população como dos países estrangeiros. Artigos, como os publicados no jornal econômico japonês Nikkei, informam que as pesquisas de opinião indicam que 70% da população japonesa apoia até o aumento dos impostos que precisa ser imposto pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, dentro do seu programa que recebeu o nome de Abeconomics, enquanto a desaprovação ao seu governo caiu para 23%. O aumento sobre as vendas que passariam dos atuais 5%, inicialmente para 8% para chegar a 10% em 2015 é entendida pela população que deve ter etapas e prazos flexíveis, dependendo do comportamento da economia.

Também o apoio à participação do Japão ao TPP – Transpacific Partnership está aumentando, conseguindo a compreensão de sua população que já chegou a 48%, enquanto a oposição ficou reduzida a 30%. Mesmo a carga maior dos serviços sociais para os idosos, 48% disse que não poderia ser evitada, enquanto naturalmente os atingidos entendem que deve ser evitada. As sondagens foram feitas por um setor do Nikkei junto a TV Tokyo.

Shinzo-Abe_2623424bnikkei

Primeiro-ministro japonês Shinzo Abe

Ao mesmo tempo, os entendimentos com as autoridades dos outros países continuam avançando, havendo esperanças que as negociações do TPP – Transpacific Partnership ainda possam ser concluídas neste ano, incluindo os acertos setoriais que acabam sendo sempre mais difíceis.

As informações provenientes da China também apontam um crescimento do setor industrial e de suas exportações, ainda que sejam gigantescas as reformas mais profundas que a ajustem a uma dependência maior do seu mercado interno, evitando as incertezas do mercado internacional.

Também as informações provenientes dos Estados Unidos apontam por uma melhoria ligeira de suas condições econômicas, mesmo num ritmo lento. O conjunto destas informações dá um sinal positivo que a economia mundial passou pelo seu período mais crítico, começando lentamente a sua recuperação, com a ajuda da interação que se observa em todo o mundo.

É evidente que existem problemas, notadamente nos países emergentes que começaram a enfrentar seus problemas com certa defasagem, como costuma acontecer. Ainda que o quadro não permita uma euforia, tudo indica que não se deve mais aprofundar o pessimismo, havendo razões objetivas que permitam um prognóstico de uma recuperação lenta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: