Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil Visa Conseguir Acordos de Livre Comércio

5 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado por Mauro Zanatta no jornal O Estado de São Paulo informa que o Brasil está com uma proposta ousada visando negociar um acordo de livre comércio com a União Europeia. Todos sabem que o Brasil sempre preferiu um acordo geral no âmbito da OMC – Organização Mundial do Comércio, mas com o seu bloqueio necessita adotar uma posição pragmática, diante da multiplicação destes acordos bilaterais e regionais que se ampliam pelo mundo. Sem isto, a economia brasileira correria o risco de ficar isolada. A oferta à redução da tarifa de importação de 75% do comércio com os europeus num prazo de 10 anos.

O problema é que o Brasil está amarrado pelo Mercosul, onde a Argentina e a Venezuela necessitam de um prazo maior para se adaptar à nova situação. Mas cogita-se que também seja tentado um acordo que envolva inicialmente somente uma parte dos países, reconhecendo as dificuldades, ainda que haja analistas que afirmem que se trata somente de uma manobra, para culpar outros países pelas limitações existentes.

788px-Flag_of_Mercosur_(Portuguese)_svguniao

Estes acordos de livre comércio parecem fáceis de serem iniciados em suas negociações, mas acabam sendo impedidos pelas necessidades de preservação de alguns setores específicos onde as empresas acostumaram a viver das proteções passadas. Também na União Europeia, a proteção do seu setor rural onde o Brasil é extremamente competitivo encontra substanciais resistências.

De qualquer forma, o fato concreto é que o Brasil nem outros países podem ficar imobilizados por estas dificuldades, precisam ser ousados, pois outros acordos estão se multiplicando pelo mundo, e os que não conseguirem superar suas restrições acabarão sendo prejudicados como um todo. Sempre existem mecanismos que permitam compensar os setores mais atingidos, proporcionando condições para suas adaptações.

O fato concreto é que tanto o Mercosul como a União Europeia reúnem países que contam com amplas diferençam entre seus membros. As negociações não costumam ser fáceis, ainda que já existam muitos trabalhos preliminares com outras tentativas de acordo de livre comércio com outros parceiros.

Não parece realista que o Brasil continue insistindo com os avanços nas negociações no âmbito da OMC – Organização Mundial do Comércio, ainda que tenha conquistado a sua presidência para um diplomata brasileiro. Se acordos regionais ou bilaterais já são difíceis, quanto mais se considerar o conjunto de todos os países do mundo.

Muitos acordos já foram firmados no mundo, envolvendo países vizinhos do Brasil, fazendo com que as condições para as empresas brasileiras se tornem mais difíceis. Um dos casos importantes é o do México que apresenta algumas condições similares com as brasileiras que estão conseguindo avanços expressivos utilizando a sua facilidade de exportação para os Estados Unidos e para o Canadá.

Como muitos acordos amplos, envolvendo tanto a bacia do Pacífico como todo o Atlântico Norte, estas iniciativas se tornaram urgentes e obrigatórias. Não se trata de uma opção, mas a falta absoluta de alternativas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: