Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Momento Favorável da Economia Japonesa

9 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Depois de décadas de baixo crescimento econômico, todos os dados estão indicando que o governo de Shinzo Abe, como a sua Abeconomics, está conseguindo um momento e um clima positivo para conquistar um expressivo crescimento econômico. Os últimos dados revistos pelo governo mostram que no período abril a junho deste ano conseguiu-se um crescimento de 3,5% sobre o trimestre anterior, permitindo uma estimativa anualizada de 3,8%, um crescimento extremamente elevado para uma economia industrializada. A escolha de Tóquio como sede das Olimpíadas de 2020 é um renovado estímulo para pesados investimentos tanto em obras como avanços no comportamento como o que conseguiram em 1964, dando uma forte demonstração de sua recuperação para o mundo.

O prestígio popular do governo Shinzo Abe encontra-se num surpreendente patamar, mostrando que conta com o cacife necessário para elevar os tributos que precisa, para que o seu endividamento público comece a baixar, pois estava situado como o mais elevado do mundo, ainda que totalmente financiado por poupanças japonesas. Como seus parceiros internacionais, como a China e os Estados Unidos, também estão registrando crescimentos animadores, havendo também os primeiros sinais de recuperação na Europa, o quadro internacional torna-se favorável. O TPP – TransPacific Partnership começa a ganhar força, tanto que a Coreia do Sul também está decidida a acompanhar os passos do Japão.

toquio_comemoracao_get_jpg_95

Comitiva japonesa festeja a escolha de Tóquio para as Olimpíadas de 2020

Tudo indica que o povo japonês estava cansado de duas décadas de baixo crescimento econômico, praticamente uma estagnação que também provocava uma deflação. Perseguindo uma inflação de 2% ao ano, flexibilizando a sua política monetária, conseguiu que o seu câmbio se ajustasse significativamente, tornando suas exportações novamente competitivas.

Este acúmulo de fatores positivos acaba estimulando o entusiasmo da população japonesa, que mesmo enfrentando os problemas da contaminação radiativa de Fukushima, deve investir a soma necessária para que o problema seja resolvido, ainda que esteja prejudicando parte de sua agricultura e pesca. Saindo do marasmo em que se encontrava, até com um pessimismo coletivo, os empresários se sentem estimulados a provocar novos investimentos que certamente ajudarão na recuperação.

No fundo, a autoestima do povo japonês parece estar recuperada, criando um clima favorável para o florescimento de sua competência que estava inibida. Todos reconhecem que o povo japonês é trabalhador e dedicado, e que as obras cogitadas para o futuro próximo serão realizadas, com inovações que podem voltar a se espalhar pelo mundo.

Não é preciso reconhecer que o desenvolvimento econômico japonês é que estimulou os seus vizinhos, sendo que muitos deles se passaram a ser reconhecidos como “tigres asiáticos”. Agora, existem ainda outros países do Sudeste Asiático que começam a almejar padrões melhores de qualidade de vida, e a forte interação entre eles poderá ajudar toda a Ásia, e espalhar os seus benefícios para o resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: