Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Anúncios da Fapesp na Revista Nature

7 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Todos que acompanham as atividades científicas no Brasil sabem que a Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo vem se consolidando com uma das instituições mais importantes do Brasil no seu campo de atuação. Como muitos sabem que a revista Nature – The International Weekly Journal of Science está entre as mais prestigiadas para a divulgação de trabalhos científicos no mundo. Ainda que ela possa ser acessada eletronicamente em inglês pelo www.nature.com/nature, a entrega da sua revista assinada acaba demandando um período de algumas semanas. Na edição de 12 de setembro último, figura um inusitado anúncio de duas páginas da Fapesp, que se destaca, pois os demais utilizam ocupar um espaço menor.

Informa-se que a Fapesp está oferecendo bolsas de pós-doutorados e pesquisas no mercado internacional, como uma oportunidade para trabalho no Brasil por um período. Anuncia-se também o Young Investigators Awards para a criação de novos grupos nas instituições de pesquisas localizadas no Estado de São Paulo. Informa-se que o Estado conta com cinquenta por cento de todas as pesquisas efetuadas no Brasil. Que três das mais importantes universidades latino-americanas estão no Estado de São Paulo, a USP – Universidade de São Paulo, a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e a UNESP – Universidade Estadual Paulista. Outras universidades, as privadas e federal, e dezenove institutos de pesquisas, como o ITA – Instituto de Pesquisas Aeronáuticas, o INPE – Instituto para Pesquisas Espaciais, e o mais conhecido em inglês INLS – National Synchrotron Light Laboratory, entre os mais conhecidos.

fapesp

fapesp_01

A primeira coisa que chama a atenção neste anúncio de grande importância é a sua dimensão, pois nesta revista científica a maioria que procura profissionais de elevada qualificação no mercado internacional é bem menor. É evidente que a Fapesp, sendo pouco conhecida no mundo, mesmo nos setores especializados nas pesquisas científicas, teria que fornecer informações tanto sobre a instituição em si como do que se dispõem no Estado de São Paulo sobre instituições voltadas para estes trabalhos científicos.

As informações sobre o Young Investigators Award podem ser obtidas no www.fapesp.br/yia. Sobre o Post-Doctoral Fellowship estão no www.fapesp.br/en/postdoc. E outras informações podem ser acessadas pelo www.fapesp.br/oportunidades/.

Outro aspecto que chama a atenção é que as pesquisas que estão sendo programadas no Estado de São Paulo, necessitando de recursos humanos sofisticados, deveriam tentar obtê-los como se costuma fazer internacionalmente. Um anúncio genérico de bolsas parece pouco adequado, até porque muitos dos potenciais candidatos estariam mais interessados em instituições já consolidadas em suas experiências e tradições.

De qualquer forma, a manifesta intenção da Fapesp passar a ampliar sua atuação no campo internacional, quando apoiava as solicitações de pesquisadores brasileiros que desejavam completar os seus estudos e trabalhos no exterior, parece meritório e deve ser aplaudido.

O Brasil necessita intensificar suas pesquisas científicas para enfrentar os mais variados desafios que se colocam. Elas são estratégias para o desenvolvimento do país, e a Fapesp está desempenhando o seu já importante papel, reconhecido pelos que atuam no setor.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: