Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

FIESP Divulga Estudos Com Projeções Para os Agronegócios

17 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Uma expressiva matéria elaborada por Fernando Lopes sobre os agronegócios brasileiros foi publicada pelo jornal Valor Econômico, mostrando que o Departamento de Agronegócios da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) está acompanhando o que vem acontecendo neste setor fundamental da economia brasileira. Elaborado em colaboração com a MB Agro, braço da MB Associados, ficou com o nome de “Outlook Fiesp 2023 – Projeção para o Agronegócio Brasileiro”. Na realidade, o conjunto destas atividades conta com importantes segmentos de elevado interesse das indústrias, tanto pela produção de muitos dos seus insumos e equipamentos como das atividades industriais para agregar valores sobre os produtos de origem agropecuários. No Brasil, as variações do que ocorre neste importante segmento primário acabam também influenciando fortemente os demais segmentos da economia, pois os mais variados serviços como os bancários, de seguro, transportes, armazenagens e até governamentais são diretamente afetados pelo seu comportamento.

Muitos analistas se equivocam quando examinam os diversos setores da economia brasileira somente pela sua participação no PIB – Produto Interno Bruto. As análises mais cuidadosas procuram verificar as variações do setor agropecuário sobre as variações do PIB, que chegam a ser de 50%. Quando o setor agropecuário enfrenta dificuldades, como os decorrentes das secas, excessos de chuvas, pragas, baixos preços internacionais e outros dos seus muitos problemas, costumam ocorrer pressões inflacionárias, limitações nas gerações de divisas, quedas nas arrecadações de tributos, redução dos empregos, diminuição nas atividades financeiras e muitos outros problemas. Portanto, mais que natural que os seus problemas não se restrinjam as entidades relacionadas diretamente com as agropecuárias.

manual-da-marca-regras-de-aplicacao-SISTEMA-FIESPlogo_mb

As estimativas, sempre precárias, de crescimento da economia brasileira são da MB Associados, as rendas globais do FMI, as projeções da população mais confiáveis das Nações Unidas, utilizando-se também as estimativas de oferta e procura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A agropecuária brasileira vem tendo um comportamento invejável, com aumentos de produtividade ao mesmo tempo em que cuidados para a sustentabilidade estão sendo tomadas. As exigências sanitárias continuam sendo aperfeiçoadas no mundo, e os exportadores brasileiros estão atendendo-as, mesmo quando barreiras não alfandegárias acabam impostas. Este setor da economia brasileira vem se mostrando competitiva, superando até as dificuldades apontadas por outros setores, notadamente a indústria.

Mesmo com o aumento da produtividade que vem se observando no resto do mundo, as estimativas das demandas existentes continuam otimistas, até porque vem se eliminando os problemas da fome no mundo. O que poderá acontecer é o aumento do valor agregado sobre estes produtos no Brasil, com maior industrialização na forma de alimentos já preparados para o consumo.

Nem todos os produtos agropecuários terão cenários idênticos, e os problemas existentes, como as limitações da infraestrutura, terão que ser superadas nos próximos anos. O que aponta que, dentro dos limites das propriedades rurais, as melhorias continuam ocorrendo, mas os problemas ainda estão nos seus escoamentos para o mercado interno e externo.

O que parece evidente é que as pesquisas terão que continuar intensas, pois também outros países concorrentes os estão aperfeiçoando e novas áreas, como as africanas, também deverão participar deste mercado mundial. Ainda que o Brasil seja competitivo neste setor, muitos problemas ainda existentes terão que ser superados, pois todo o mundo acabará avançando, absorvendo tecnologias novas como a dos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: