Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inaceitável Ameaça do PCC Sobre a Copa do Mundo

15 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

Consta dos principais noticiários brasileiros a ameaça que teria sido feita pelo PCC – Primeiro Comando da Capital, organização criminosa que estaria comandando dos presídios as principais ações de violência, inclusive com a ameaça à integridade física do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aventando a possibilidade de disseminação da violência na próxima Copa do Mundo. Isto exige uma resposta à altura de todas as autoridades, quer seja do governo federal, dos Estados pelas suas polícias civis e militares, com o suporte de todos quantos possuem uma parcela de poder, com amplo apoio da opinião pública. Tudo que for necessário teria que ser desencadeado com a maior urgência, pois isto ameaça o Brasil como um país organizado.

Se, eventualmente, os moradores das proximidades dos presídios terem que contar com limitações nas suas comunicações por celulares, o interesse maior da sociedade brasileira tem que exigir este inconveniente temporário. Os conhecidos criminosos que comandam estas facções, com o amplo apoio do Judiciário, teriam que ter cerceadas as suas ações, com o isolamento em presídios de segurança máxima, sem a possibilidade de comunicação irregular com o exterior. São assuntos que não podem ser deixados para serem tratados com medidas paliativas, pois os direitos humanos de todos os cidadãos brasileiros estão em jogo.

A administração pública brasileira conta com mecanismos para a redução das burocracias que evitam possibilidades de irregularidades nos fornecimentos de equipamentos e tecnologias, quando a segurança nacional está em jogo. Licitações e outros mecanismos poderiam ser dispensados, com a assistência da promotoria pública, do Judiciário e até dos Tribunais de Conta. Não está se tratando da normalidade, mas de uma visível contestação ao poder público organizado, eleito democraticamente com eleições livres.

alckimin

Governador Geraldo Alckmin diz que não vai se intimidar com as ameaças do PCC

Os noticiários informam que policiais criminosos estão mancomunados com estas organizações. Como afirmou categoricamente o governador Geraldo Alckmin, as autoridades não podem ficar acuadas com estas ameaças, pelo contrário, trata-se da oportunidade para erradicar o mal pela raiz, fazendo tudo que for necessário.

Todos reconhecem que mesmo as legítimas manifestações populares estão sendo utilizadas por vândalos que não respeitam o patrimônio público e privado. É preciso preservar o direito da população e das instituições privadas, ou estaremos sob o império da anarquia.

Lamentavelmente, existem forças organizadas da sociedade, como ensinava o professor de sociologia Heraldo Barbuy, que não deveriam ser utilizadas, mas, quando necessário para a salvaguarda dos interesses mais amplos da população, elas precisam e devem ser acionadas.

Se estas forças organizadas, que contam com o monopólio do uso legal do poder de polícia, não forem utilizadas, as autoridades estarão desmoralizadas, sendo mais conveniente que renunciem. O poder existe para ser utilizado, e quando isto não ocorre, ele desaparece consumido pela inércia.

O noticiário internacional está focado sobre o Brasil, tanto pelas manifestações públicas, eventos esportivos internacionais, bem como a elevada incidência da criminalidade, infelizmente. Se ações corajosas não forem tomadas, já não basta os discursos e as declarações para atender a esta ansiedade e reverter o quadro.

A sofrida população brasileira, vítima destes poucos maus criminosos, está a ponto de não aguentar mais, esperando que as autoridades tomem as providências drásticas e necessárias, pois será muito pior se tiver que fazer a justiça pelas próprias mãos.

Não há mais tempo a perder, é preciso ação bem planejada, que vá ao fulcro onde estão as origens destes comandos criminosos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: