Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Nas Pesquisas de Opinião nos EUA

15 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

Um interessante artigo foi publicado no suplemento Economix do The New York Times sobre as mudanças detectadas pelas pesquisas de opinião. Era tradicional que o comportamento da economia fosse a preocupação principal dos eleitores, mas neste mês de outubro o comportamento do Governo/Congresso/Políticos acabou superando os relacionados com a economia em geral, bem como o desemprego e o trabalho, como foi constatado numa pesquisa da Gallup. Isto significaria uma mudança das preocupações que vinham se mantendo por um longo período entre os eleitores, que se transformaram num fator considerado em todas as eleições em todos os países pelos candidatos e seus assessores.

tvaiweub00-bcbwe96sm0q

cputbdoene2fgvhjn2zzzw

Observando-se estes gráficos, pode-se notar que o percentual dos americanos que mencionam que a preocupação principal é a economia vem declinando desde 2009, sendo que o relacionado com o emprego, desde setembro de 2011. Em setembro deste ano, com o problema fiscal dos Estados Unidos, houve uma acentuada elevação da preocupação com os políticos e o governo, incluindo o Congresso.

Isto veio ocorrendo, mesmo que recentemente venha se elevando a preocupação dos americanos com a oportunidade para a melhoria do emprego que estão ocupando. Mesmo que estas pesquisas sejam de um determinado espectro eleitoral, as transmissões destas tendências acabam ocorrendo, em maior ou menor grau, para outros países.

Num país como o Brasil, onde os marqueteiros acabam tendo uma influência maior do que em outros, certamente este fenômeno não passará despercebido nas campanhas eleitorais, pois as pesquisas existentes indicam que o prestígio dos políticos encontra-se baixo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: