Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reportagem Sobre o Mercado de Carne Canina na Ásia

13 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um longo artigo elaborado por Kate Hodal foi publicado no suplemento Ilustríssima do fim de semana da Folha de S.Paulo. Tenho também restrições ao consumo de carne canina, talvez por uma questão cultural, nas não consigo ver claramente por que a sua aversão acentuada, quando comparada com outros animais que também eram domésticos. Hoje, existem produções maciças de frangos, porcos, bovinos, cabras, perus, coelhos, cavalos, peixes e uma grande infinidade de outros animais, que no passado eram domésticos, mas passaram a ser fornecedoras de proteínas, que só sofrem restrições de vegetarianos. Conheci pequenos sitiantes que chamavam suas vacas, cavalos e outros animais pelos seus nomes. No antigo meio rural brasileiro, muitas aves e pequenos animais conviviam pela casa e seus arredores, de forma muito semelhante com os cães.

É possível que os cães tenham muitas relações afetivas como os seres humanos, havendo também felinos, como gatos, aves, como papagaios e outros, e até cágados e outros animais que são apreciados em suas companhias com as crianças. Para mim, há atualmente um exagero nos cuidados com estes animais, fazendo com que as lojas que oferecem produtos para os pets, as clínicas que cuidam de suas saúdes e manutenção estejam lotados, no Brasil como no exterior. Os gastos com os mesmos acabam sendo superiores quando comparados com as crianças, que continuam aos milhares abandonados sem merecerem adoções sempre burocratizadas. Muitos se dedicam à defesa dos animais, principalmente os em riscos de extinção o que é considerado altamente meritório.

animaisabandonados_urg

Um artigo complementar de Francesca Angiolillo refere-se ao cineasta brasileiro, Maurício Osaki, que estaria elaborando uma curta metragem em Hanói sobre o assunto, dada a mescla de cultura, semelhante à brasileira que encontra naquele país, com uma entrevista rápida.

Pela reportagem geral, parece que a carne canina é apreciada em determinados círculos atribuindo-se algumas qualidades, como as afrodisíacas. Que culinárias exóticas existem em muitas partes do mundo todos sabem, mas parece que alguns merecem maior compaixão de muitos leitores.

De minha parte, quer me parecer que a alimentação adequada dos seres humanos, bem como os cuidados com eles, principalmente com as crianças abandonadas, parecem mais prioritárias que as nobres preocupações com todos os animais, mesmo com profundo respeito a todos que pensam de forma diversa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: