Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Riscos Nas Avaliações das Potencialidades do Pré-Sal

6 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Constata-se pelo amplo noticiário um grande otimismo das autoridades brasileiras sobre as altas potencialidades de geração de recursos com as explorações das reservas do pré-sal. Os próximos leilões de lotes promissores do pré-sal geram expectativas sobre lances ousados, mesmo que muitas grandes empresas petrolíferas do mundo não tenham revelado sua disposição de participar, o que pode decorrer dos mais variados fatores. Um deles seria já contarem com reservas suficientes para suas atividades por anos no mundo, num mercado que está visivelmente passando por mudanças, com as explorações do xisto tanto para a produção de petróleo como de gás, com baixos custos, ainda com potenciais problemas ambientais.

As regulamentações brasileiras também parecem introduzir condições de interferência governamental que acabam aumentando alguns riscos adicionais. O que se informa é que grupos chineses que contam com a retaguarda do governo da China estariam fortemente interessados em assegurar reservas adicionais para o abastecimento diversificado das necessidades da economia daquele país. Como também existem informações dos interesses de outros grupos internacionais, os especialistas devem ter as informações que justificam seu otimismo.

plataforma-pre-salpresal1

A necessária cautela recomenda que devam evitar exageros de otimismo antes que todas as informações sejam confirmadas pelos leilões que sempre apresentam surpresas. Não parece recomendável que se conte com estes recursos, sendo que muitos como os que estão considerados para o financiamento da educação e saúde ainda dependem das produções que demandarão muitos anos de intensos investimentos e trabalhos em condições pouco conhecidas.

A experiência passada vem mostrando que cada campo apresenta características geológicas que acabam variando. Mesmo que as perfurações e os demais dados indiquem elevada potencialidade, todas as condições em águas extremamente profundas ainda exigem pesquisas que estão sendo efetuadas, que deverão ser ampliadas nos próximos anos localmente.

Como as condições econômicas e tecnológicas estão se alterando rapidamente em todo o mundo, com o rápido desenvolvimento de alternativas menos poluentes, formas de economia no consumo de energias principalmente poluentes, há possibilidades de mudanças futuras no mercado, mesmo com o elevado poder das grandes petrolíferas.

Tudo indica que não se deve contar com os ovos antes que as galinhas as tenham botado. O mesmo parece recomendável no caso do pré-sal, mesmo que todos os brasileiros estejam torcendo pela breve efetivação das transformações de suas potencialidades em realidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: