Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Intercâmbio Cultural na Antiga Ásia

7 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Um interessante artigo escrito por Mitsuru Tamura foi publicado no The Yomiuri Shimbun relatando a visita a Xian do monge japonês Kukai (774-835), postumamente conhecido no Japão como Kobo-Daishi, durante a Dinastia Tang (618-907), período áureo desta antiga Capital chinesa, que era o início da Rota da Seda que chegava à atual Europa. Ele participou de uma missão oficial japonesa, e lá estudou o budismo esotérico que levou para o Japão, fundando a escola de Budismo Shingon. Antes, estudou o sânscrito em Changan, da qual Xian era a capital no período Tang. Xian foi cercada posteriormente por um muro de 11,9 quilômetros que foi construído na Dinastia Ming (1368-1644), e o seu projeto urbanístico serviu de inspiração para a remodelação de Kyoto, segundo o artigo. É lá que se encontra o famoso Exército de Cerâmicas, uma das preciosidades de sua herança cultural.

Parece importante acrescentar que o budismo foi da Índia para a China, não havendo nenhuma desconsideração por estas importações culturais pelo País do Meio, de onde se espalhou para o Japão e a Coreia. As sutras budistas originais estavam escritas em sânscrito, que é um idioma não mais utilizado no cotidiano. Durante a Revolução Cultural na China, marcos importantes destas transferências culturais foram destruídos, segundo informações de autoridades chinesas, lamentando e se envergonhando destas barbaridades. O intercâmbio cultural na Ásia é, portanto, muito antigo e foi intenso, e muitas dos suas mais preciosas provas estão devidamente documentadas.

escan3 

Sutra budista escrita em sânscrito

Kukai, que era reconhecido pelos seus conhecimentos de caligrafia e línguas, recebeu no Templo Qingdong os ensinamentos budistas do Mestre Huguo (746-805), e hoje duas estátuas de madeira de ambos estão no templo, sendo adorados pelos frequentadores, considerado um símbolo da amizade entre os dois países. Também em Kagawa, no Japão, onde nasceu Kukai, existe um Monumento que faz referência a este intercâmbio, hoje menos frequentado devido aos conflitos atuais na disputa de ilhas entre a China e o Japão.

O budismo esotérico entrou em gradual decadência na China, que passava a prestigiar o taoísmo na Dinastia Tang, e hoje os chineses recebem assistência do Budismo Shingon do Japão, mostrando as idas e vindas neste intercâmbio cultural, segundo o artigo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: