Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Nikkei Informa Sobre Auxiliares Diretos de Xi Jinping

5 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

Mesmo num país que tem um governo organizado como a China, com longa tradição do uso da meritocracia na sua cúpula governamental, existem relacionamentos pessoais consolidados por longos convívios que permitem que um presidente como Xi Jinping, 60 anos, escolha alguns dos seus auxiliares mais influentes. Já está sendo muito divulgado que Liu He, 61 anos, que exerce o papel fundamental da reforma política que deverá ser decidida nos próximos dias, foi um colega de Xi Jinping na prestigiada Beijing 101 Middle School, para onde altos funcionários e militares chineses enviavam seus filhos. Como em muitos países da Ásia, estes relacionamentos pessoais são relevantes, permitindo a formação de um grupo que não é exclusivo, mas que resultam em importantes meios de estabelecimento da confiança, fundamental em qualquer governo.

É preciso esclarecer que a China, mesmo no seu período Imperial, contava com um grupo dos chamados mandarins, treinados e selecionados para executar os trabalhos mais importantes de governo do país. A meritocracia sempre foi utilizada, permitindo que os mais capazes ascendessem na hierarquia governamental. Ainda assim, sempre existiram grupos importantes na China, como os que foram forjados em Xangai, antes mesmo do regime comunista, que continuaram importantes no país como no exterior.

2012111600953_0

Presidente Xi Jinping seguido do primeiro-mnistro Li Keqiang

Entre os atuais outros seis membros do Comitê Permanente do Politburo chinês, figura Wang Qishan, 65 anos, que é considerado o mais próximo de Xi Jinping. Ele foi secretário da poderosa Comissão Central de Inspeção Disciplinar, que tem grande influência sobre os altos funcionários do governo chinês. Ele desempenha um papel importante no combate à corrupção que vem sendo desenvolvido pelo presidente Xi Jinping.

Wang Qishan estava na região onde Xi Jinping foi enviado, com 15 anos, para o campo em decorrência da Revolução Cultural, e desde a época vem sendo um dos seus conselheiros. Ele casou-se com uma namorada que era considerada “princesa”, denominação que na Ásia significa num posicionamento promissor para ascensão social, tornando-se também um “príncipe”.

Outro velho amigo de Xi Jinping é Li Zhanshu, 63 anos, que é atualmente osecretário Geral do Partido, que cuida dos aspectos administrativos do dia a dia. Quando Xi estava em Hebei durante 20 anos, Li estava na vizinhança. Xi já o promoveu a membro do Politburo.

São algumas evidências que Xi Jinping utiliza alguns amigos de confiança de longa data, tanto para o combate à corrupção como às reformas que está promovendo, além da estrutura do Partido Comunista Chinês.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: