Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupante Comportamento da Conta de Turismo

2 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags:

Se existe um evidente aspecto da economia brasileira que exige uma mudança de atitude do governo brasileiro, um deles é o alarmante déficit da conta de turismo. No passado, o turismo internacional poderia ser estimulado para os brasileiros como mecanismo para constatar as oportunidades de exportação de produtos brasileiros para muitos mercados no exterior. Atualmente, o grosso do turismo de brasileiros não é de empresários que se dirigem para o exterior para prospectar mercados, mas de simples brasileiros que vão utilizar as preciosas divisas no exterior, para aumentar a importação de muitos produtos sem o devido pagamento das tarifas alfandegárias, Basta verificar o que está acontecendo na Flórida, nos Estados Unidos, ou em cidades como Nova Iorque onde os turistas brasileiros figuram entre os que mais adquirem produtos em suas lojas.

Muitos argumentam que os custos de uma viagem ao exterior são compensados pelas diferenças dos preços de muitos produtos com os que estão sendo praticados no Brasil, principalmente com a elevada carga tributária. Alegam que enxovais de bebês ou de casamentos são adquiridos no exterior, bem como havendo outras compras de produtos que poderiam ser feitos no Brasil, aumentando o emprego dos brasileiros e melhorando a sua renda. O câmbio, parcialmente corrigido, ainda não é suficiente para elevar os custos das viagens ao exterior, havendo necessidade de pensar-se não somente no impacto inflacionário com as importações efetuadas.

Turismo Anual

Estas importações que estão sendo efetuadas, diferente de equipamentos e matérias semielaboradas que incorporam novas tecnologias, em pouco ajudam a economia brasileira no seu processo de elevação de sua eficiência.

Como o Brasil conta com muitos recursos naturais que despertam o interesse de turistas internacionais, haveria que se criar programas para atraí-los com pacotes competitivos. Um artigo publicado pelo jornal econômico Nikkei informa sobre os esforços que estão sendo efetuados no Japão.

As autoridades japonesas estão estimulando grupos de estudantes estrangeiros para programas de uma semana no Japão, para conhecerem alguns pontos atrativos para os turistas como o Skytree ou a Disneyworld, uma escola como algumas residências, para estimular seus interesses sobre o Japão. Estão investindo para que eles, depois de adultos, voltem ao Japão como turistas normais.

Isto está sendo feito com países vizinhos como Taiwan, Estados Unidos, Malásia e Cingapura, entre outros. Estes eventos não se relacionam somente com o governo nacional, mas iniciativas de províncias e cidades que destacam seus atrativos, oferecendo facilidades para o intercâmbio.

Muitos trabalhos estão sendo feito visando o aumento de turistas para as Olimpíadas de 2020, quando o Brasil parece fazer pouco para atrair os turistas para a Copa do Mundo de 2014 bem como as Olimpíadas de 2016. Na realidade, além das cidades onde serão realizados os eventos esportivos, atrações como a Catarata do Iguaçu, a Amazônia, o Pantanal e todo o litoral brasileiro precisam contar com facilidades de divulgações, incluído em pacotes que tenham a garantia oficial.

Parece indispensável no mínimo equilibrar as contas brasileiras relacionadas com o turismo, o que já aumentaria o emprego local de forma expressiva, gerando importantes rendas no país. Nada cai do céu, e esforços sistemáticos e organizados necessitam ter feitos, pois já estamos com o tempo esgotado.



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