Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Simplesmente Tomie

21 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: ,

Tomie Ohtake, considerada a Primeira Dama das artes plásticas brasileiras completa o seu 100º aniversário. Muito se vai falar e escrever sobre ela, suas qualidades artísticas e humanas. Mas eu desejava registrar o meu modesto depoimento sobre o nosso longo relacionamento com Tomie, gente, simples, com a qual tenho privilégio de convívio por um bom tempo, menos frequentemente do que desejaria, até por limitações minhas. Respeito sua intensa atividade, inclusive tempo para pensar sobre suas obras, que requer mais elaboração intelectual do que muitos imaginam, exigindo dela uma atitude de reserva.

Conheci-a ainda no tempo do saudoso Seibi, grupo de artistas plásticos de origem japonesa no Brasil, quando no início de sua brilhante carreira, que começou tardiamente, depois de já ter criado seus filhos Ruy e Ricardo sozinha, e ela não era tão reconhecida e merecidamente consagrada.

Desde a minha infância, portanto, antes dela iniciar a sua carreira artística, conheci muitos dos membros deste grupo Seibi e frequentei muitas das suas exposições coletivas. Entre os primeiros, Tomoo Handa, Yoshiya Takaoka, Shigeto Tanaka, Yuji Tamaki, depois Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, Kazuo Wakabayashi entre muitos outros. Tomie era uma das poucas mulheres que participavam ativamente do grupo, já no tempo do pós-guerra.

Uma das características mais importantes é que, mesmo depois de sua consagradora fama, continuou a mesma, modesta, humana, zen, prestigiando os relacionamentos com seus amigos. Não procurava o destaque, mas apreciava os vernissages, as novidades, incentivando outros artistas. E mesmo tarde da noite, quando tudo já estava terminado, ainda perguntava: aonde vamos agora?

Todos a admiravam pela sua fina bagagem que trouxe de sua vida em Quioto, antes de vir ao Brasil, onde se naturalizou brasileira. Para todos que tinham origens mais modestas, tendo passado como imigrantes no meio rural, ela já era motivo de admiração, pelo seu diferenciado nível cultural dos demais artistas.

tomie_ela

Permitam-me partilhar de alguns poucos episódios comuns. Ela aprecia um bom missogiru, e quando eu dispunha de um missô de produção caseira levava um pouco para ela. A produtora deste produto faleceu e já não contamos com este missô diferenciado do que se encontra no mercado. Ela sempre me pergunta ainda sobre o missô.

Quando estávamos em Tóquio, depois de uma exposição que ela fez, fomos jantar de forma íntima num restaurante que eu conhecia, também na companhia de Ruy e de Ricardo. Tinha escolhido este restaurante, pois ele tinha boa culinária e uma vista privilegiada para o Palácio Imperial, em frente ao parque Hibiya. O cozinheiro preparou uma escultura de tempura, usando macarrão japonês, o que era usual. Tomie encantou-se com a criatividade da peça que ficou enfeitando a nossa mesa.

Nunca ouvi de Tomie uma queixa, ela se mostrava e transmitia o seu alto astral, mesmo quando acometido de limitações que a obrigava a usar uma cadeira de rodas. Acredito que ela era assim com todos os seus amigos.

Mesmo consagrada, ela continuou a mesma, orgulhosa do seu trabalho que a deixava realizada. Mostrava as maquetes dos muitos monumentos que estava preparando para o centenário da imigração japonesa, peças que pareciam simples, mas elaboradas, e imaginávamos como ficariam nas suas dimensões projetadas.

Poucas pessoas são tão humanas como ela, ainda que a fama de sua imagem tenha corrido o mundo. Simples, é das que facilitam a conversa, mesmo que sejam de assuntos corriqueiros dos seres humanos. Quisera que o tempo não nos limitasse, mas de forma zen, temos que aceitar a natureza das coisas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: