Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento das Opções de Comestíveis Para a Alimentação

16 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias | Tags: , ,

Um artigo elaborado por Jun Hongo e publicado no The Japan Times informa que no Japão também está se aumentando as opções de seres que não estavam servindo senão como alimentos exóticos que já foram mais utilizados em algumas regiões do país. Novos livros de Shoichi Uchiyama, um entomologista (aqueles que utilizam insetos como alimentos), estão oferecendo novas opções, estimulado pela posição da FAO – Food and Agricutural Organization das Nações Unidas que reconhece que alimentos que já estavam sendo esquecidos devem ser utilizados para suprir as demandas de forma mais sustentável. Também no Brasil, o chef Alex Attala está estimulando o uso de alguns tipos, como de formigas, que faziam parte usual da alimentação de alguns brasileiros, e que estavam sendo esquecidos, voltando a ser utilizados como iguarias.

Já experimentei alguns tipos de grilos, que, devidamente temperados, aparentavam petiscos para acompanharem bebidas, tendo o sabor semelhante ao de camarões. Em Shinjuku, no edifício Kabukicho, aumentam todo ano os participantes do Mushi Fes (festival de insetos), que já eram utilizados nas áreas rurais de Nagano e Yamagata. A FAO informa que mais de 2 bilhões de habitantes do mundo utilizam alguns tipos de insetos para se alimentar, e que continua como uma espécie de tabu nas sociedades ocidentais. Três razões são apontados para a volta do seu uso em maior escala: os insetos contêm os nutrientes necessários para os seres humanos, incluindo vitaminas, gorduras, fibras e minerais; sua expectativa de vida é mais curta e as técnicas de seu cultivo exigem menos espaços que os gados, emitem menos gases de efeito estufa, e são mais amigáveis ao meio ambiente; e exigem menores investimentos para a sua criação.

ficha_01imagem_1305131368495795_g

Uma organização comandada pelo sr. Shoichi Uchiyama denomina-se Konchu Ryori Kenkukai (Insect Cuisine Research Association) e é o único grupo citado pela FAO do Japão. No Brasil, um tipo de formiga sempre foi utilizado no interior paulista como alimento.

Informa-se que na China são usado diversos tipos de insetos e larvas como alimentos, normalmente misturados com outros cereais, e utilizando muitos condimentos e molhos. Evidentemente, existem os especialistas que informam que alguns apresentam sabores destacados como a parte gordurosa do atum, ou ovas de alguns produtos.

Muitos tipos de gafanhotos ou grilos costumam ser utilizados como alimentos tradicionais em algumas regiões, havendo formas variadas no seu preparo. Em algumas regiões, existem períodos de safra e entressafra, dependendo do clima, pois muitos insetos acabam hibernando no inverno rigoroso.

Muitos que estão sendo escolhidos como alimentos de grande escala pela FAO apresentam quantidades apreciáveis durante todo o ano, diferenciado por regiões. No fundo, existe um preconceito, pois muitos seres já são utilizados como alimentos usualmente, tanto animais como vegetais. São os pescados e frutos do mar dos mais variados tipos, por exemplo.

O fato objetivo é que muitos destes insetos comestíveis estão ganhando mais adeptos, que apreciam seus sabores e que estão sendo encorajados por entidades como a FAO. Se batráquios, como as rãs, são apreciados e eles se alimentam de insetos, não há como manter os preconceitos atuais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: