Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medicação Eficiente Para a Malária

6 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Já noticiamos neste site que a malária é considerada a doença que mais matou na história da humanidade, e ainda continua efetuando estragos na África como em alguns países asiáticos e em algumas regiões amazônicas. Agora, um importante artigo publicado por Wandy Lawley, Caroline Calvert e Ian A. Graham na prestigiosa revista Science de 11 de outubro último informa que a planta Artemísia, que sempre foi utilizada pelos chineses para baixar a febre, está sendo recomenda pela Organização Mundial da Saúde -OMC. Uma terapia denominada ACTs – Artemisinin based combination therapies, para a malária sem complicação provocada pela Plasmolium falciparum. Com a ajuda da USAID – US Agency for Internatinal Development, está se estimulando o plantio desta planta na África, que tem o nome científico de Artemisia annua.

Segundo o Conselho Mundial da Saúde, 90% das mortes atuais provocadas pela malária ocorrem na África. A economista agrícola Dana Dalrymple preparou um paper para a USAID sobre o assunto. Os chineses estão utilizando desde 1970 um extrato purificado de Artemísia, considerando o assunto de interesse público global. A autora está conseguindo mobilizar todos os interessados para este trabalho de grande importância, tendo publicado um livro sobre o problema, visando tornar disponível o ACTS.

artemisia-annua

Artemísia annua

Dana Dalrymple conseguiu 1.400 referências sobre o desenvolvimento desta planta com pesquisas de 2006 a 2012, havendo tentativas de sua produção sintética, usando um híbrido de alta produtividade. Ela não veio trabalhando no seu lado científico, mas na política pública, economia e usos em ciências sociais, visando a melhoria da saúde pública.

Ela enfatizou a importância de colocar a pesquisa e seus resultados numa abordagem holística, com uma visão completa do combate à malária. Ela está consciente que da planta conhecida pelos chineses existe ainda uma fase para a sua produção comercial, na forma do ACT. Enfatiza a importância que a planta seja disseminada na África neste século, estimulando toda a cadeia envolvida no assunto.

O que está se propondo é uma abordagem multidisciplinar para tornar esta medicação disponível a todos os que dela precisam, com a máxima rapidez, o que poderia também contar com a colaboração brasileira, para melhor solução inclusive na Amazônia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: