Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Multiplicação de Hoteis Fazenda no Interior Brasileiro

29 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Existem inúmeras informações disponíveis sobre muitas fazendas que se transformaram em hotéis, para atender a população brasileira que cada vez mais mora em apartamentos, com as crianças conhecendo pouco até da origem dos alimentos que consomem. As férias acabam sendo oportunidades para conhecer de perto animais e vegetais que conhecem somente pelas fotos, televisões e revistas, que não dão a ideia viva do que acontece no meio rural, criando-os ou plantando-os. Mas é natural que os pais e os responsáveis pelas crianças desejem contar também com o conforto com que estão acostumados, notadamente nos conjuntos habitacionais e nos grandes centros urbanos, evitando enfrentar o terrível tráfego das rodovias nos deslocamentos necessários.

Sempre existe a possibilidade que se utilize o contrafluxo destes intensos tráfegos, escolhendo localidades que não sejam as mais distantes das residências habituais e as datas convenientes para aqueles que contam com liberdade das mesmas para estas rápidas visitas. Aproveitando o interregno entre o Natal e o Ano Novo, tive a oportunidade de conhecer um no bairro de Maracanã, em Atibaia, a menos de 50 quilômetros de São Paulo. Fiquei surpreso por encontrar um nível de instalação e serviços, inclusive gastronomia, com o uso do pessoal local treinado para o bom atendimento dos hóspedes. Muitos dados semelhantes a estes podem ser encontrados em sites, onde o www.recantodapaz.com.br é um simples exemplo. Outro seria www.refugiocheirodemato.com.br que fica em Mairiporã, ao lado da represa, mais próximo ainda de São Paulo, como muitos outros semelhantes.

cafe3-150x15012

Boa comida e áreas de lazer para a criançada são comodidades nos hotéis-fazenda

São dois meros exemplos, com muitas diferenças entre os que estão disponíveis para a população. Sempre é conveniente que as crianças conheçam um pouco da natureza, tanto das matas que estão preservadas pelos melhores hotéis fazenda, ao mesmo tempo em que alguns proporcionam a oportunidade de conhecer um pouco da atividade agrícola. É evidente que as crianças que estejam de férias contem com o lazer adequado, como as piscinas e locais de prática de esportes, contando com monitores para tanto.

Mesmo os pais que costumam estar sempre ocupados com seus afazeres profissionais encontram as oportunidades de uma convivência com seus familiares de forma mais intensa, descobrindo as potencialidades dos interesses das crianças. Sempre existem orçamentos de todos os níveis, desde os mais simples nos locais onde continuam contando com parentes, como os estabelecimentos que estão dotados de estrutura mais completa.

Hoje, as crianças estão sendo constantemente bombardeadas por informações sobre a sustentabilidade, boa alimentação e importância dos exercícios físicos. Mas muitas acabam ficando exageradamente atraídas pelas facilidades eletrônicas que, ainda que sejam importantes do ponto de vista tecnológico, não fazem parte da sua vida usual.

As crianças costumam descobrir formas de brincar com as coisas mais simples, como uma bola, na convivência com outros de idades semelhantes. Aprendem com os de maior idade, ainda que as diferenças não sejam relevantes. As oportunidades passadas parecem estar se reduzindo, com o exagero das necessidades das grandes metrópoles, onde as preocupações das seguranças são elevadas.

Existem muitos que são fazendas com histórias, como as antigas que eram destinadas às plantações de café, como outras que possuíram muitos proprietários que tiveram importância no passado, que hoje são também aproveitados para gerar algumas rendas adicionais com hóspedes, possuindo instalações, mobiliários e documentos que permitem conhecimento de parte do que veio ocorrendo no país ao longo do tempo.

Encontram-se também famílias de estrangeiros que trabalham no Brasil, como idosos e aposentados, bem como seus dependentes, que procuram aproveitar as datas de feriados contínuos para os lazeres disponíveis, bem como conhecer algumas novas localidades.

Muitos acabam repetindo os locais que consideram mais adequados para suas necessidades e exigências. Muitas instituições de maior porte não são capazes de oferecer serviços que sejam diferenciados, sendo que muitas destas instituições também aproveitam as reuniões periódicas que reúnem funcionários para suas convenções. Algumas aproveitam as instalações que são utilizadas pelos seus proprietários, que encontram formas de dividir seus custos de manutenção com o atendimento de clientes.

Qualquer que seja a fórmula adotada, acaba observando-se que existe um intercâmbio entre o meio rural e o urbano, com proveitos recíprocos, sendo sempre interessante que as crianças que existem formar múltiplas de vida, além daqueles com que estão habituados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: