Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Noticiário do Natal na Mídia Brasileira

26 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Há que se reconhecer que a televisão continua sendo o meio de comunicação social que mais alcança o público em todo o mundo, ainda que esteja passando também por mudanças diante dos avanços dos meios eletrônicos de variados tipos. Acompanhando o noticiário mundial, nota-se que mesmo no Natal poucos assuntos relacionados diretamente com o nascimento de Jesus Cristo acabaram ocupando o espaço da imprensa. É evidente que a Missa do Vaticano como a de Jerusalém entrou na pauta, como muitas ações de filantropos que distribuíram seus presentes para as crianças pobres, como fazem habitualmente.

O verdadeiro sentido do Natal ainda foi pouco explicado, comentando-se mais as dificuldades que a Virgem Maria teria hoje para se deslocar de Nazaré para Belém, diante das restrições para o deslocamento em Israel e a Palestina. Evidencia que ainda não se conseguiu que os homens de boa vontade superassem as divergências políticas que continuam alimentando atentados absurdos, vitimando inocentes. As mensagens de solidariedade com os mais pobres e desfavorecidos ainda não se transformam nas dominantes nos noticiários. Os eventos comerciais ocupam mais espaços, até nas televisões oficiais e públicas.

natal-vaticano-papa-missa-0809c5129-d25e-41fb-98c7-65dfe446d52d

Papa Francisco durante Missa de Natal e avião da FAB leva médicos para assistência voluntária

Mas existem ações de solidariedade humana de maior profundidade. Alguns médicos brasileiros estão mantendo como iniciativas de organizações não governamentais, mas com o apoio da FAB – Força Aérea Brasileira, assistência voluntária para os que moram nas fronteiras brasileiras da Amazônia com os países vizinhos. Uma equipe de muitos especialistas, além das consultas, providencia até centros cirúrgicos nos pequenos núcleos populacionais próximos a Tabatinga, de forma regular e diversas vezes por ano. Está sendo objeto de uma série de reportagens na TV Band que merece a atenção de todos.

Os equipamentos, medicamentos e tudo que se faz necessário são transportador pela FAB, como os profissionais médicos voluntários. Muitos pacientes que aguardam por estas assistências por anos se reúnem da redondeza para serem atendidos. Estes meritórios trabalhos merecem o apoio de toda a população, pois está antecipando até o que o governo deveria promover.

Estas ações são as que marcam o espírito do verdadeiro Natal, atendendo os necessitados e permitindo que estes profissionais conheçam as duras realidades brasileiras no seu vasto território. São ações que deveriam emocionar todos os brasileiros, inspirando-os a outros trabalhos voluntários, principalmente os jovens, que deveriam seguir as recomendações do papa Francisco.

São ações que alimentam as esperanças de que ainda nem todas as lições do verdadeiro Natal não estejam sendo esquecidas pelas promoções meramente comerciais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: