Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problema Inusitado em Cingapura

13 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

Cingapura é um país/cidade singular no mundo, a mais importante no Sudeste Asiático do qual é considerado uma espécie de Capital Regional, com privilegiada localização estratégica, inclusive portuária numa rota crucial para aquela parte da Ásia. Conta atualmente com o aeroporto considerado o melhor do mundo. Com somente cerca de 710 km² é hoje considerada uma das mais desenvolvidas, com uma renda per capita superior a US$ 50 mil. Conta com uma população em torno de 5 milhões de habitantes, atualmente com forte predominância de descendentes de chineses, com cerca de 75% de sua população, contando também com malaios e hindus. Quando os ingleses deixaram esta antiga colônia, a distribuição era de cerca de 1/3 de cada etnia. Foi ocupada durante a Segunda Guerra Mundial pelos japoneses.

A partir do entorno de 1965, Cingapura passou a contar com uma espécie de ditadura esclarecida comandada por Lee Kuan Yew, que modernizou o país, impondo uma disciplina rigorosa. Qualquer pessoa que atirasse uma ponta de cigarro ou um papel na rua poderia ser presa, o que a tornou uma das cidades mais limpas do mundo. Foram estimuladas em Cingapura as instalações de empresas internacionais que tinham atividades no Sudeste Asiático, notadamente os bancos e as tradings. Foram estimulados os empreendedorismos, proporcionando estímulos para a instalação de pequenas empresas locais, ao mesmo tempo em que os estudantes contavam com bolsas para estudar inclusive no exterior, o que só beneficiava o primeiro filho, pois os demais teriam que ser arcados pela família com todos os seus custos. O país tornou-se famoso como um dos mais destacados dos Tigres Asiáticos.

Cingapura%20BLOG%20NIK7385Cingapura%20Blog%20NIK8966Cingapura%20BLOG%201%20Cap%2002Cingapura%20BLOG%201%20Cap%2003

A revista The Economist informa que na noite do último dia 8 de dezembro ocorreu na chamada Little India um incidente que não ocorria desde 1969. Cerca de 400 trabalhadores furiosos acabaram num confronto com a polícia, onde 27 policiais ficaram feridos. O incidente teria começado com o atropelamento de um trabalhador, aparentemente bêbado do sul da Índia, Sakthivel Kumaravelu, que faleceu.

Bombeiros e carros de polícia foram atingidos, e uma ambulância incendiada, aparentando que a bebida teria estimulado este tipo de reação. Cerca de 27 trabalhadores imigrantes foram presos, com milhares entrevistados. Os condenados podem ficar sete anos na prisão, além de sofrerem castigos físicos.

O atual primeiro-ministro Lee Hsien Loong prometeu uma investigação para as razões que provocaram estas manifestações violentas. Ele terá que verificar o estado dos direitos dos trabalhadores imigrantes e se as condições de trabalho teriam contribuído para o incidente. Cingapura depende de muitos trabalhos dos imigrantes de baixo custo e conta com cerca de 350 mil deles na construção civil. Eles não podem se casar em Cingapura, os trabalhos podem ser perigosos e muitos agentes intermediários costumam ser inescrupulosos, pagando mal aos imigrantes.

Também começa a haver reclamações da população local pelos trabalhos locais estarem sendo feitos por estes imigrantes, o que está levando o governo a recomendar a utilização de menos recursos humanos estrangeiros. O primeiro-ministro apela para que este incidente não afete a imagem deles no país.

Para os que conhecem a região, estes problemas que estão se verificando em outros países ainda impressionam quando ocorre num país autoritário como Cingapura, onde a disciplina é das mais rígidas do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: