Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Excepcional Tempestade de Neve Atinge os Estados Unidos

3 de janeiro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , , ,

O Wall Street Journal publica no seu site as informações sobre os problemas que as pesadas nevascas estão criando no nordeste dos Estados Unidos, atingindo áreas importantes como Nova Iorque e Boston, a tal ponto que 2.000 voos foram cancelados nos Estados Unidos ontem, quando o normal é um décimo desta cifra. Outros 680 já estão com seus cancelamentos anunciados para esta sexta-feira. Também o sistema rodoviário e ferroviário está sendo afetado, e as autoridades estão recomendando que todos fiquem em casa, afetando tanto as atividades econômicas como as sociais. O problema já vinha ocorrendo no Centro Oeste americano, na região de Chicago. Informa-se que existem áreas onde o acúmulo da neve já atinge a dois metros na região de Nova Iorque, tendo chegado a menos 10º Fahrenheit (menos 23º Celcius), com ventos gelados.

Enquanto isto, no Brasil, em muitas regiões a temperatura estão atingindo mais de 40º centígrados neste verão, com fortes precipitações pluviométricas que atingem as áreas críticas como os morros com forte inclinação, como está afetando o estado de Espírito Santo, com muitas mortes, além de grandes prejuízos materiais. A defesa civil para a população menos favorecida não consegue ser eficiente e os problemas se repetem ao longo dos anos. Mesmo que os Estados Unidos estejam mais aparelhados para os desastres climáticos, sempre as fortes irregularidades climáticas, como os vendavais e furacões, acabam provocando vítimas, além dos grandes prejuízos materiais.

nevasca-doisnaruagespirito

Nevascas nos Estados Unidos e inundações no Espírito Santo

Ainda que estas irregularidades climáticas não possam ser associadas cientificamente com o aquecimento global, por exigirem observações de milênios, há fortes indícios que as elevações das temperaturas das águas são uma das causas que agravam estes problemas. Fenômenos como El Niño e La Niña já são conhecidos por séculos, afetando não somente o Brasil como muitos países tropicais e temperados.

A esperança é que as autoridades, com a constatação das agudas consequências destas irregularidades climáticas, voltem suas atenções para os problemas de sustentabilidade, estabelecendo metas para o lançamento de CO2 e outros poluentes.

Ainda que o desenvolvimento econômico seja uma aspiração legítima de todas as nações, ela não pode continuar ocorrendo com o sacrifício da sustentabilidade, como medidas de melhor distribuição dos benefícios precisam ser cogitadas, como estão sendo feitos no Brasil. Não é possível que todo o esforço só se volte para o aumento do ritmo do crescimento econômico, a qualquer custo, da mesma forma que procure distribuir até o que não foi produzido.

Um razoável equilíbrio de valores torna-se necessário, e os problemas agudos que estão sendo enfrentados são oportunidades para uma discussão mais profunda dos objetivos que estão sendo perseguidos neste mundo globalizado, onde as informações se propagam com grande velocidade para a população mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: