Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sobre a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa

6 de março de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Como os conhecimentos dos brasileiros sobre a acupuntura ainda são limitados, o livro do doutor Hong Jin Pai, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979), é de extrema utilidade e muito recomendado pelos especialistas. Ele fez pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura no Hospital de Medicina Chinesa de Cantão (1982), pós-graduação na Faculdade de Medicina Chinesa – Acupuntura de Pequim (1983) e estágios em hospitais de diferentes especialidades na China (1983) e participou do disputado II Curso Avançado de Aperfeiçoamento em Acupuntura na China (1984). Com sua longa prática médica, tornou-se um dos profissionais mais respeitados no Brasil na sua especialidade credenciando-o à elaboração do livro “Acupuntura – de terapia alternativa a especialidade médica”. O livro é de 2005 e publicado pela CEIMEC – Centro de Estudos Integrados de Medicina Chinesa, São Paulo.

Dentro das tendências mais recentes em diversas partes do mundo, o doutor Hong Jin Pai associa os conhecimentos da Medicina Ocidental com da Medicina Tradicional Chinesa, que acumulou conhecimentos ao longo de muitos milênios e que estão sendo comprovados pelas técnicas científicas utilizadas na Medicina Ocidental. De forma extremamente objetiva, procura desfazer alguns mitos que acabam cercando conhecimentos que não são tradicionais no Brasil e no Ocidente. A acupuntura, que era considerada como terapia alternativa no Brasil, desde 1995 passou a ser considerada uma especialidade médica e três anos depois reconhecida pela Associação Médica Brasileira.

Kadr

O livro é apresentado numa linguagem didática, tanto servindo como uma orientação aos médicos que desejam atuar dentro da especialidade da acupuntura como a todos que se interessam por conhecimentos relacionados à saúde. O atrativo principal da acupuntura sempre está relacionado com a sua capacidade de redução da dor, mas o doutor Hong discorre também sobre situações em que não se obtém resultados desejados, não sendo um santo milagre, mas ajuda na maioria dos casos.

Muitos tópicos que interessam também aos pacientes são abordados, tanto com o arcabouço de informações da Tradicional Medicina Chinesa como da Medicina Ocidental, com uma linguagem que evita o exagero dos textos científicos que acabam ficando inacessíveis para os leigos.

O livro conta com muitas descrições de casos concretos que foram enfrentados durante a vida profissional do autor, bem como ilustrações que facilitam a compreensão mesmo dos leigos, que seja relacionado à saúde. Todos sabem que os tratamentos de muitos problemas exigem alimentações adequadas como exercícios físicos muitas vezes praticados insuficientemente pela maioria da população, notadamente no Ocidente, que ajudam no tratamento.

Na Tradicional Medicina Chinesa costuma-se atribuir muitas doenças a desequilíbrios que ocorrem no corpo humano, sendo que com a acupuntura que compreende além das aplicações de agulhas em pontos determinados, o uso da moxa ou moxabustão nos mesmos pontos, além de técnicas de ventosas e sangrias e mais recentemente da eletroacupuntura.

Estas técnicas são tradicionais em outros povos asiáticos, como entre os coreanos e japoneses, sendo que no passado suas aplicações eram feitas por técnicos, e no caso brasileiro há necessidade da supervisão de um médico acupunturista.

Seu uso vem sendo disseminado muito rapidamente, inclusive em setores onde não eram tradicionais, inclusive na veterinária. Portanto, conhecer um pouco mais do assunto, sempre permite aos pacientes a escolha adequada de profissionais habilitados e treinados, pois muitos erros ainda são cometidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: