Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cerejeiras no Japão

2 de abril de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

O Japão é muito conhecido no exterior pelas suas cerejeiras e suas floradas que ocorrem normalmente no mês de abril como uma explosão de alegria que é muito aguardada pela população. Mas existem diversas espécies delas e a mais apreciada é a conhecida como soneyoshino, por apresentar flores com um tom cor de rosa leve, delicadas e elegantes, sendo muito frágeis e suas pétalas caem com chuvas ou ventos ainda que sejam leves. Como a sua vida é efêmera, expressa muito do espírito japonês fortemente influenciado pelo pensamento zen budista que aceita esta fatalidade como característica da vida humana. Valoriza-se o momento presente com toda a sua beleza, não se lamenta esta efemeridade, mas se aceita como algo inevitável e que supera a vontade humana.

O serviço de meteorologia de Tóquio, que costuma ser bastante preciso, estima que esta florada deva se manter até o próximo fim de semana, para deleite da população. Não se esperam chuvas nem ventos que a prejudique. O jornal The Japan News, do grupo Yomiuri, apresenta uma sempre impressionante florada num dos muitos parques da capital japonesa.

clip_image001

Florada de cerejeiras atrai uma verdadeira multidão. Foto: Yomiuri Shimbun

As floradas começam no sul do Japão, em Okinawa, onde a espécie de cerejeira é mais resistente e foi disseminada pelo exterior, como em Washington, nos Estados Unidos, onde é também uma importante atração. Estas variedades também são as predominantes no Brasil.

Com o transcorrer do tempo, e na medida em que o clima vai esquentando atingindo as regiões mais ao norte do Japão, a marcha das floradas muito divulgadas por toda a imprensa, com suas estimativas que apresentam ligeiras variações, vai ocorrendo.

Mas também existem alguns nichos regionais como em Quioto, onde as temperaturas são mais amenas, havendo condições para a a florada ocorrer depois de Tóquio, ainda que fique mais ao sul. Os turistas contam com condições de se deslocar rapidamente utilizando o trem rápido, pois sempre vale a pena apreciar estas floradas no seu auge.

As indicações dos parques onde estão as maiores concentrações destas cerejeiras, apresentando as melhores condições para a sua apreciação, são abundantes no Japão. Eventuais chuvas e ventos menos suaves podem ser contornados com estas viagens sempre agradáveis na primavera.

São oportunidades também para a apreciação de todos os atrativos turísticos das diversas regiões japonesas, incluindo a sua rica culinária que se diferencia pelas diversas localidades. Muitos são os templos, parques e as relíquias culturais que sempre valem uma visita que será realmente enriquecedora.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: