Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Participação de Verdadeiros Empresários na Política

24 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

Existem casos de participação dos empresários na política para terem acessos às facilidades governamentais. E casos em que os empresários são procurados para se constituírem em pontes que podem se estabelecer entre o governo com o setor privado. É o caso de José de Alencar, da Coteminas, que foi procurado por Lula da Silva para ser seu vice-presidente para aumentar a credibilidade do PT – Partido dos Trabalhadores junto ao setor empresarial. Josué Alencar, este será o nome que vai utilizar o seu filho dada a sua força de comunicação, com as duras experiências por que passou na reorganização da Coteminas-Springer numa das conjunturas mais adversas em todo o mundo, como da dolorosa luta do seu pai contra o câncer que consolidaram a admiração com Lula da Silva e sua equipe, da qual faz parte a atual presidente Dilma Rousseff.

Conheci Josué de Alencar numa das poucas entidades empresariais legitimas, pois o IEDI – Instituto de Estudos do Desenvolvimento Industrial vive das contribuições das empresas e não dos impostos sindicais como muitos outros. Pode apresentar seus pontos de vista com total independência, tentando convencer a todos sobre os aperfeiçoamentos indispensáveis para que o setor industrial possa dar a sua contribuição para o desenvolvimento brasileiro. Com as duras experiências por que passou a Coteminas, num período em que de associou com a Springer norte-americana, num setor, que sendo tradicional como o têxtil, continua tendo um papel importante no atendimento da demanda da população, no Brasil e no exterior.

josue-gomes-folhapress-jefferson-coppola-111020051

Josué Christiano Gomes da Silva. Foto: Jefferson Coppola/Folhapress

Uma entrevista com ele foi publicado no suplemento Eu & Fim de Semana do Valor Econômico, feita pela Graziella Valenti e Raquel Balarin, informando que ele se dispõe a ingressar na atividade política, seguindo os passos do seu pai, colocando-se à disposição do PMDB – Partido do Movimento Democrata Brasileiro para eventualmente disputar o Senado pelo Estado de Minas Gerais. Com isto pode ser uma peça importante para aumentar as chances do governo no Estado onde existe um candidato oposicionista como Aécio Neves. Seria um caso semelhante do papel que foi exercido por seu pai, que lhe serve de exemplo declarado.

José de Alencar era um empresário e político tipicamente mineiro que tinha a força da sua experiência pessoal para convencer os interlocutores. Conheci o pessoalmente na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde nos almoços costumava-se servir a “cachaça do vice”, proveniente de seu alambique. Humilde, suas posições tinham a força de um empresário que conseguiu formar a Coteminas, uma das maiores empresas têxteis do Brasil. Sua sabedoria cativava Lula da Silva, como a todos os seus interlocutores.

Josué Alencar conta, além de sua convivência com o pai, com uma formação de MBA – Master of Business Administration em Vanderbilt, considerada uma das melhores dos Estados Unidos, além dos seus cursos de engenharia e direito feitos no Brasil. Poucos teriam um currículo como o dele, podendo trazer grandes contribuições para os aperfeiçoamentos políticos brasileiros.

As posições que foram expressas mostram que Josué Alencar, que já foi convidado para ser o ministro de Indústria e Comércio, vão além das reclamações isoladas de câmbio defasado, tributos elevados e juros escorchantes, mostrando que sua experiência como empresário lhe ensinou os cernes das questões que precisam ser enfrentadas, que não podem ser milagres, mas demandam tempo e muito trabalho,

O Brasil só vai mudar com mais jovens capacitados que venham considerar a atividade política como das mais consagradoras, que vá além das manifestações populares que também são importantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: