Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Benefícios do Chá Verde

29 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Casey Baseel no jornal japonês publicado em inglês Japan Today informa sobre uma notícia alvissareira. Segundo pesquisas efetuadas por pesquisadores da Universidade de Kanazawa, liderada pelo professor de neurologia Masahito Yamada, concluiu-se um estudo que demandou cinco anos sobre a ligação entre o consumo de chá verde e a saúde mental. Durante 2007 e 2008, a equipe entrevistou 982 idosos, acima de 60 anos, residentes na cidade de Nanao, situado na península de Noto, na Prefeitura de Ishikawa. Os participantes foram questionados sobre o consumo de chá verde, chá preto e café, e também uma série de exercícios destinados a avaliar as suas capacidades cognitivas. Cinco anos depois, os pesquisadores encontraram 490 indivíduos que estavam disponíveis para um novo teste.

Ao comparar os resultados dos dois testes, os pesquisadores foram capazes de avaliar quais os participantes tinham desenvolvido demência (terminologia médica que denota esclerose) ou outros transtornos mentais durante o período dos levantamentos. O grupo que tomou chá verde apresentou uma diferença significativa. Dos 157 que afirmaram que bebiam chá verde todos os dias, apenas 18, ou seja, 11,5%, mostraram que tinham transtornos mentais. Os números foram semelhantes para o subconjunto que afirmaram ter bebido chá verde de uma a seis vezes por semana, com 29 dos 195, ou seja, 14,9%, tendo desenvolvido problemas.

clip_image001

Em contraste com os anteriores, 43 das 138 pessoas que disseram que nunca beberam chá verde, um expressivo percentual de 31,2%, exibiam sinais de funções mentais diminuídas. O que poderia sugerir que beber chá verde uma vez ao dia reduziria o risco de uma pessoa desenvolver demência.

Normalmente, os japoneses consomem chá verde fervido a uma temperatura pouco abaixo de 100 graus centígrados, que é o ponto de ebulição da água, e numa xícara. Não usam açúcar ou qualquer adoçante e nem misturam com outros produtos como o leite ou um creme. Mas, no verão, por exemplo, muitos consomem o chá verde gelado, que é extremamente refrescante, também sem adoçar, normalmente num copo, podendo ser com algumas pedras de gelo.

Ainda como elemento de comparação, os pesquisadores não foram capazes de encontrar quaisquer benefícios para os que consumiram café ou chá preto. Este não é o primeiro estudo que sugere uma ligação entre o chá verde e a saúde mental. O professor Yamada afirma que os resultados dos estudos de sua equipe contam com credibilidade, dado o tempo decorrido entre o primeiro levantamento e o segundo.

Pelo que se saiba, ainda não foram apontados nenhum inconveniente decorrente do consumo do chá verde, que é bastante utilizado no Japão como na Ásia. E como é agradável, não custa nada consumi-lo regularmente, até porque estes asiáticos estão entre os que estão com os melhores indicadores de esperança de vida ao nascer em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: