Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Centro de Pesquisa da Nestlé em Cingapura

10 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um interessante artigo acaba de ser publicado por Tomomi Kikuchi no site do Nikkei Asian Review informando sobre o projeto da gigantesca alimentícia Nestlé em colaboração com as autoridades de Cingapura. Antecipando ao crescimento da classe média no Sudeste Asiático, a Nestlé está estabelecendo uma equipe com a Singapure’s Agency for Science, Technology and Research para estudar a tradicional técnica de fermentação de alimentos do Sudeste Asiático. Este site já escreveu sobre a suspeita que as fermentações de alimentos ajudam a aumentar o seu poder nutritivo, e parece que a idade média elevada dos asiáticos está influenciada por consumos de produtos como o shoyu e o missô.

A maior fabricante de alimentos do mundo, a Nestlé, de origem suíça, está constatando que o mercado europeu está estagnado e o Sudeste Asiático já supera a sua dimensão, com potencialidade para continuidade do seu crescimento. Como Cingapura é um pequeno país que conta com populações de origem chinesa, malaia, hindu e outras, seria uma localidade para testar uma nova linha de produtos que apresentem qualidade de nutrição e sabores atraentes, além dos tradicionais daquela empresa de alimentos e bebidas. O foco dos trabalhos seria estudar como várias enzimas afetam as reações químicas nos alimentos, e simular o que acontece no corpo humano.

Print

Segundo o diretor da Nestlé Cingapura, Valerio Nannini, está aumentando os consumidores que procuram produtos de maior qualidade nos países asiáticos, acompanhando a melhoria do seu nível de renda.

Os dados das Nações Unidas indicam que o nível de renda de US$ 3.000 já foi ultrapassado em cinco dos dez países membros da Asean – Associação dos Países do Sudeste Asiático, considerado o nível a partir da qual ocorre uma expansão acentuada da classe média.

O crescimento das vendas da Nestlé na região da Ásia, Pacífico e África supera o das Américas e da Europa. Também se observa que naquela região está ocorrendo um envelhecimento que leva a uma demanda de alimentos saudáveis.

Este tipo de providências deveria ser estudado também nos países emergentes das Américas, inclusive o Brasil, pois, além dos hábitos alimentares saudáveis que estão sendo importados da Ásia, muitos indígenas brasileiros utilizam alimentos fermentados, como os derivados da mandioca para o exercício de grandes esforços físicos.

Sabe-se também que muitos produtos em que o Brasil se destaca como no açúcar e no etanol, eles decorrem da fermentação de sucos de cana de açúcar. A maioria dos cereais produzida neste país, como a soja e o milho, também permite produtos fermentados.

Atualmente, está se destacando o uso do cacau que na sua preparação passa por um processo de fermentação. Estas e outras indicações recomendam a intensificação de pesquisas na direção do que a Nestlé está efetuando em Cingapura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: