Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Futebol e a Copa do Mundo na China

21 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Bai Ping no China Daily informa o que está acontecendo naquele país neste período de Copa do Mundo. Ele informa que foi almoçar com a família e com o seu sogro num restaurante em Beijing, ficando surpreso que o idoso pai de sua esposa estava vestido com uma camiseta de futebol. Um seu cunhado trocava informações que obtinha num celular sobre os resultados mais recentes dos jogos. E na televisão chinesa os jogos eram apresentados como verdadeiros shows ou novelas, mostrando que os chineses também estão interessados neste esporte que provoca uma febre no mundo. Seus ídolos são conhecidos como astros do cinema ou da televisão. Segundo consta do artigo, os chineses estão acompanhando o que acontece no futebol no exterior, pois a Superliga Chinesa ficou desacreditada por causa da corrupção que aconteceu no seu meio.

Há uma diferença de fuso horário de 11 horas entre o Brasil e a China, e os horários das transmissões dos jogos atuais não são os mais convenientes para os chineses, mas os mais fanáticos ficam acordados para os acompanharem. Este fenômeno é também relatado do Japão, onde a diferença é de 12 horas, havendo telões em praças públicas ou até em estádios que comportam 60 mil torcedores, bem como os funcionários que chegam atrasados nos seus expedientes de trabalho, para assistirem às partidas, ainda que os resultados obtidos pelos Samurais Blues não tenham sido os mais animadores até agora, com uma derrota e um empate. Ainda assim existem os que alimentam a esperança que passarão para a segunda fase.

clip_image002clip_image001

clip_image004

An artifact from ancient China describes a kid playing cuju, kept at the Linzi Football Museum, Shangdong province.[Photo/IC]

Isto que está acontecendo no Extremo Oriente é também o que se repete em quase todo o mundo. Há alguns países onde este esporte não é o mais importante, como nos Estados Unidos e na Índia, mas o interesse que está se despertando em todos os lugares deverá provocar sua expansão.

Mas espera-se que as corrupções que giram em torno da FIFA e em muitas entidades que dirigem o esporte nos países não acabem provocando o problema que ocorre na China. Parece que todos exigem maior transparência, não somente sobre os resultados dos jogos como os volumosos recursos que são arrecadados com este “negócio”.

A China é um dos países onde se praticava, entre as mulheres, um esporte com a bola, que podem ser uma das suas origens, como o cálcio fiorentino na Itália que era praticado com um número elevado de jogadores. Mas o esporte mais semelhante com o hoje praticado é considerado de origem na Inglaterra.

Tudo indica que o charme do futebol que empolga multidões é que se baseia em regras simples, podendo ser praticado sem exigir grandes investimentos em materiais necessários, sendo de fácil compreensão até pela televisão por quem não seja um aficionado. Está se verificando que desencadeiam paixões, que precisam ser controlados por envolverem grandes massas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: